Língua mina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Língua gen)
Ir para: navegação, pesquisa
Língua mina
Falado em:  Benim
Togo
Total de falantes: 327 000
Família: Nigero-congolesa
 Atlântico-congolesa
  Volta-congolesa
   Kwa
    Margem Esquerda
     Gbe
      Língua mina
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: gej

A língua mina, também conhecida como língua gen, é uma língua africana usada no Togo. É uma língua Gbe falada na Região Marítima, no Sudeste do Togo. Ela também é falada no departamento Mono do Benim. Ela faz parte do ramo Volta-Níger da maior família linguística africana, a Níger-Congo. Tal como as outras línguas Gbe, Gen é uma língua tonal.

De acordo com o SIL/Ethnologue, existem 200 900 mina-falantes no Togo e outros 126 000 no Benim (total: 327 000).

Alfabeto Mina[editar | editar código-fonte]

Alfabeto fon1.JPG Alfabeto fon2.JPG

O Gen é escrito com formas próprias do alfabeto latino, sem a letra Q, mas com as letras adicionais Ɖ, Ɛ, Gb, Ɣ, Kp, Ny, Ŋ, Ɔ; no Benim usam-se ainda Ƒ e Ʋ.

Influência no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em São Luís, capital do Maranhão, é muito comum o tambor de mina, culto afro-brasileiro trazido pelos negros da Costa da Mina. Entre as pessoas do culto, é comum usar a expressão da mina guén-guén para se referir a uma casa de culto tradicional ou que não se deixa influenciar por costumes modernos. Agbetɔwo kpata le jijimɛa, voso vosinɔnɔ, nyi gbèsɔɛ́mɛ́wó le nujɔnunnyi ku goɖoejisewo, amɛbusewo mɛ. Tagbɔ le woa si, eye wɔnawo sɔdoda woanɔnɔwo gbɔa la nyi nɔ́visilélé.

Português

Todos os seres humanos são livres e iguais em direitos e direitos. Eles são dotados de razão e de consciência e estão em contato com os outros em espírito de fraternidade. (Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Kangni, Atah-Ekoué (1989) La syntaxe du Gẽ: étude syntaxique dún parler Gbe: le Gẽ du Sud-Togo. Frankfurt: Peter Lang.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.