Língua laociana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Laociano (ພາສາລາວ (phaasaa laao))
Pronúncia:pʰáːsǎː láːw
Falado em: Laos
 Tailândia
 Vietnã
Total de falantes: 20 - 25 milhões (2004)
Família: Tai-kadai
Estatuto oficial
Língua oficial de: Laos
Códigos de língua
ISO 639-1: lo
ISO 639-2: lao
ISO 639-3: lao

O laociano ou laosiano (ພາສາລາວ, phaasaa laao) é a língua oficial do Laos. É a língua mais falada no país, como primeiro idioma bem como segunda língua, sendo considerada a língua franca da região. O laociano é uma língua isolante, analítica e tonal [1], pertencente à família linguística tai-cadai, portanto aparentada ao tailandês. Como o tailandês, a maioria das palavras em laos se constitui de uma única sílaba, e há poucos morfemas derivacionais ou flexionais.[1] A língua considerada mais próxima da laociano é, contudo, a língua isan, falada na região de mesmo nome no nordeste da Tailândia.

Há cinco dialetos principais do laociano, as quais mostram variação considerável, sobretudo quanto ao uso dos tons lexicais:

História[editar | editar código-fonte]

A língua laociana pertence ao ramo tai das línguas tai-cadai, faladas na Tailândia, no sul da China e norte do Vietnã[2]. em áreas em que se acredita ser a terra natal da família linguística e onde várias línguas relacionadas são ainda faladas por grupos minoritários dispersos. Devido à expansão chinesa, as pressões e invasões do império mongol, e uma busca de terras mais adequadas para o cultivo de arroz, os povos Tais mudaram-se para o sul da Índia, para o vale do rio Mekong e até o sul da Península Malaia.

Tons[editar | editar código-fonte]

O laociano do Vietnã tem seis tons: baixo, médio, alto, ascendente, alto e baixo descendente. Os residentes de Luang Prabang usam cinco tons: médio descendente ascendente, baixo ascendente, médio, alto descendente e médio ascendente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b 1966-, Enfield, N. J., (2007). A grammar of Lao. Berlin: Mouton de Gruyter. ISBN 9783110207538. OCLC 302365724 
  2. Morev, Moskalev, & Plam (1979). The Lao Language. Moscou: Nauka