Lapão (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lapão
  Município do Brasil  
Símbolos
Hino
Lema Governo Participativo
Gentílico laponense
Localização
Localização de Lapão na Bahia
Localização de Lapão na Bahia
Localização de Lapão na Bahia
Lapão está localizado em: Brasil
Lapão
Localização de Lapão no Brasil
Mapa
Mapa de Lapão
Coordenadas 11° 22' 58" S 41° 49' 55" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Municípios limítrofes Irecê, Canarana, América Dourada , Ibititá e João Dourado
Distância até a capital 495 km
História
Fundação 1986
Administração
Prefeito(a) Hermenilson Ferreira Carvalho (PMDB, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 638,317 km²
População total (IBGE/2010[2]) 25 651 hab.
Densidade 40,2 hab./km²
Clima Semi-árido (SA)
Altitude 775 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,621 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 93 470,600 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 532,39

Lapão é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2008 era de 26.684 habitantes. Também conhecida como capital da cenoura por ser o maior produtor de cenoura do Brasil. Lapão também tem uma economia muito forte conta com três distritos fortes economicamente, sendo eles Aguada Nova, Tanquinho e Belo Campo.

História

Minúsculo resumo histórico de Lapão

Um pequeno resumo histórico de Lapão com informações tiradas do livro Lapão, Cem anos de História, 718 páginas, escrito por Jackson Rubem:

A ocupação das terras

As terras onde do atual município de Lapão, bem como de diversos outros da região, foram comercializadas, pela primeira vez, no ano de 1807. Na época, os herdeiros de Antonio Guedes de Brito retiraram do imenso latifúndio herdado uma porção de terras denominada “Barra de São Rafael” e venderam para Joaquim Alves Ferreira, Joaquim Gomes Pereira e Domiciano Barbosa Pereira.

Anos depois, a descoberta de ouro nas serras do Assuruá, atual município de Gentio do Ouro, no ano de 1836, atraiu centenas de garimpeiros e acelerou o processo de ocupação de terras. Assim, em 1840, o garimpeiro e fazendeiro João José da Silva Dourado comprou um latifúndio chamado “Lagoa Grande” retirado da “Barra de São Rafael”, pela quantia de 1 conto e duzentos mil reis. Em 1870, seus herdeiros vieram de Brotas de Macaúbas para o lugar chamado Mundo Novo, atual América Dourada.

Por volta de 1895, Herculano Galvão Dourado, um dos herdeiros de João José, juntou-se com alguns familiares e ex-escravos, entre os quais Fernando Oliveira e sua esposa Sebastiana e se aventurou pela caatinga, em busca de um bom lugar para construir um povoado.

Herculano e os demais ocuparam uma área de terras chamada Fazenda Boi, dentro do atual município de Lapão. O nome foi inspirado em um boi solitário que se encontrava próximo a uma lagoa cheia de água.

O Descobrimento do Lapão

No ano de 1900, Lapão era coberto por caatinga, onde havia muitos animais e abundância de mel, produzido por diferentes espécies de abelhas.

Pedrinho estava em uma caçada com os companheiros João e Antonio Nenê de Matos, quando decidiu separar-se deles e ir caçar em outro trecho, sozinho.

Pedrinho localizou uma gameleira frondosa. Percebeu nos arredores a existência de juritis, pombinhas e perdizes. Ao chegar mais perto viu uma enorme Lapa de Pedra e uma revoada de pássaros descendo do pé de gameleira para dentro da Lapa Grande ou Lapão, onde havia um “rio subterrâneo”, cuja água atraia animais e aves.

Durante algum tempo, Pedrinho escondeu dos companheiros sua importante descoberta, mas passou a ser seguido e foi encontrado deitado próximo à boca do Lapão.

- É por isso, Pedrinho, que você deixou de sair com a gente! – reclamou Antonio Nenê de Matos.

Pedrinho disse-lhes que o lugar era seu, pois foi ele quem descobriu. Os companheiros discordaram dele. Disseram-lhe que as terras pertenciam a Herculano Dourado, que morava na Fazenda Boi.

Pedrinho não quis ir contar para Herculano que tinha descoberto o Lapão nas terras dele. Seus companheiros, no entanto, foram e avisaram ao legítimo proprietário que tinha sido descoberto uma fonte de água em suas terras.

Herculano mandou chamar Pedrinho para uma conversa, mas não foi atendido. Mandou então Fernando Oliveira, seu ex-escravo, beneficiado pela Lei Áurea e mais dois homens procurarem Pedrinho e avisarem para ele: “isso aqui tem dono”. Disse-lhes também que o trouxessem vivo, mas bem amarrado, pois tinha muita coisa para lhe dizer.

Depois de uma longa conversa, Herculano mandou soltar Pedrinho. Permitiu que ele continuasse em suas terras, usando a água do Lapão e ainda lhe deu um pedaço de terra para cultivar.

Ainda em 1900, Herculano decidiu colonizar suas terras, fundando um povoado.

O Início do núcleo habitacional

A ocupação de Irecê ocorreu como consequência de movimentos migratórios em busca de terras férteis, água e minérios. A história da ocupação de Lapão está diretamente relacionada a de Irecê, de onde o município foi desmembrado.

Herculano queria construir um povoado e para isso não se importava em repartir sua terra, dando um pedaço para quem quisesse construir uma casa, “botar uma roça” ou um criatório de gado.

Pediu aos moradores de América Dourada que avisassem a todos os fazendeiros que moravam em outras regiões e que tinham gado que ele, Herculano, queria fundar um povoado. Estava dando terras para quem quisesse nas proximidades de um rio subterrâneo que ficava embaixo do Lapão.

Com o passar do tempo, a fonte do Lapão começou a atrair dezenas de pessoas. Elas iam se aglomerando no lugar que ainda não tinha capela, nem cemitério, nem higiene, nem estradas. Havia apenas picada ou carreiros por onde transitavam as boiadas, jumentos, cavalos e pessoas, embaixo de uma grande poeira avermelhada.

O gesto benemérito de Herculano, que tinha visão futurista, possibilitou o surgimento e desenvolvimento do núcleo habitacional chamado Lapão.

Lapão já nasceu consolidado. Tinha um rio subterrâneo, terras férteis, madeira abundante, muita caça e muito mel. Tinha tudo para sobrevivência de um povo. Além disso, estava relativamente próximo de outros centros comerciais como Morro do Chapéu, Xique-Xique e Canarana.

A criação da Vila de Lapão

Lapão foi elevado à categoria de Distrito em 07 de Julho de 1955, através do Decreto Lei Estadual nº 16.279. A instalação ocorreu no dia 20 de setembro de 1955.

Do ponto de vista político administrativo, Lapão estava diretamente subordinado a Irecê. O progresso do lugar, no entanto, dependia pouco do município, cujo desenvolvimento ficava aquém do povoado que acabava de conquistar o “status” de Vila.

Instalação do município

No dia 01 de Janeiro de 1986, a Dra. Zaudith Silva Santos, Juíza Eleitoral da Comarca de Irecê e Ozório Manoel de Miranda, Escrivão Eleitoral, de acordo com a Lei nº 4.445, de 09 de maio de 1985, publicado no Diário Oficial de 10 de maio de 1985, declarou instalado o município de Lapão, desmembrado de Irecê. O evento contou também com a presença do prefeito, vereadores e autoridades locais.

Turismo

Em Lapão é comemorado o maior Carnaval do interior da Bahia que todos os anos reúnem milhares de pessoas, para verem atrações famosas como Chiclete com Banana, Araketu,Saia Rodada, Cheiro De Amor e demais, e ainda o bloco Os Moiados, que reúne mais de 4 mil foleões puxados por trios elétricos. Ainda conta com o parque da cidade com trilhas entre a caatinga.

Saúde

Lapão possui apenas um estabelecimento de internação: o Hospital Municipal Luíz Eduardo Magalhães que possui 41 (quarenta e um) leitos[5] e um centro cirúrgico.

Educação

A educação de Lapão é bastante razoável para um município de seu porte, conta com três colégios estaduais do ensino médio na sede e no interior do município, e varias escolas de ensino fundamental. Conta ainda com duas universidades a Uneb2000 formação para professores e a FTC (ead).Foi reconhecido como a cidade da Bahia que possuiu as melhores médias nas olimpíadas de matemática.

Distritos

Lapão possui três distritos sendo eles Aguada Nova , Belo Campo e Tanquinho:

Aguada Nova - O maior distrito em termo de populaçao e desenvolvimento da cidade de Lapão, onde a sua economia está voltada para a agricultura irrigada. Por ser o maior distrito é bem visitado por moradores de povoados vizinhos.E conta também com uma feira livre que por sinal é a maior de todo o município de Lapão.

Tanquinho - Em Tanquinho está um dos dois colégios estaduais situados fora da sede do município; o outro fica localizado no distrito de Aguada Nova.

Belo Campo

É o mais importante deles em termo de econômia , o distrito chegou a ser o maior produtor de feijão do município de Lapão, não esquecendo que é o maior distrito em metros quadrados , saiu de Belo campo os dois primeiros lugares da olimpiada baiana de matematica das escolas publicas com os alunos Amaury Júnior e Adriano Leite . Possui o melhor e mais tradicional são joão pé de serra da microregião de Ireçê ,sem contar que Belo Bampo é o distrito mais politizado tendo em destaque zenedi ferreira onde já foi vice prefeito por dois mandatos e verador, sendo braço forte do prefeito no lugar.

Festejos

Lapão tem o maior e mais tradicional carnaval do interior da bahia, o aniversario da cidade também é muito bem comemorado , e todos os anos traz pessoas de toda região para o desfile cívico de 7 de setembro .Belo Campo tem o maior e mais tradicional São João da região de Irecê .E Aguada Nova conta com os Festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa, uma festa tradicional que acontece nos dias 4, 5 e 6 de agosto.


Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. «Cidades@, Lapão-BA, Serviços de Saúde 2005». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 05 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)


Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.