Lavandula angustifolia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLavandula angustifolia

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiospermas
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Lavandula
Espécie: L. angustifolia
Nome binomial
Lavandula angustifolia
Mill.,(1768)

Lavandula angustifolia é uma espécie de planta da família Lamiaceae e do gênero Lavandula,[1] conhecida popularmente como lavanda ou alfazema.

A lavanda é uma espécie nativa do continente europeu, ocorrendo em Portugal, no nordeste da Espanha, no norte da Itália e no sul da França.

A lavanda é uma das espécies medicinais mais usadas e possui ampla aplicação em perfumes e cosméticos.[2] Essa espécie pode ser propagada sexualmente e assexualmente.[2] Entretanto a reprodução via sementes é geralmente lenta e as plantas apresentam grande variação na taxa de crescimento e composição do óleo essencial.[2] Portanto, a propagação vegetativa é a mais eficiente para produzir um grande número de indivíduos uniformes a partir de um genótipo de interesse.[2]

Referências

  1. «Lavandula angustifolia Mill.». Consultado em 2 de outubro de 2014 
  2. a b c d Machado MP, Lopes da Silva AL, Biasi LA, Deschamps C, Bespalhok Filho JC, Zanette F (2014). «Influence of calcium content of tissue on hyperhydricity and shoot-tip necrosis of in vitro regenerated shoots of Lavandula angustifolia Mill.». Brazilian Archives of Biology and Technology. 57 (5): 636-643. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1516-8913201402165 Verifique |doi= (ajuda) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Lavandula angustifolia
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lavandula angustifolia
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.