Le Ri Ra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Le Ri Ra"
Le Ri Ra
Single de Andreea Banica
do álbum Love in Brazil
Lançamento Romênia 15 de março de 2009
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2007
Gênero(s) Dance-pop, electropop, Synthpop
Duração 3:34
Gravadora(s) Cat Music
Produção Marius Moga, Sandy Deac
Crítica profissional Amazon - 4 de 5 estrelas.
Cronologia de singles de Andreea Banica
"Hooky Song"
(2008)
"Samba"
(2009)

"Le Ri Ra" é um single da cantora pop romena Andreea Banica, presente em seu EP Love in Brazil, sendo o segundo single oficial do EP. Lançada oficialmente em 15 de março de 2009, a canção alcançou o décimo primeiro lugar na Romanian Top 100.

Composição e Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Composta por Andreea Banica em parceria com Taraful din Clejani, importante compositor, músico e cantor romeno, responsável por diversas canções de sucesso, em sua carreira e como compositor à artistas[1], a canção explora o tema da desilusão amorosa, onde a personagem central conta como é perder os sonhos e transformar os sentimentos em cinzas, dizendo ainda que perdoaria o companheiro em questão, porém ele não se sente arrependido[2]. A canção é o único single cantado em romeno do EP[3].

Lançamento e Desempenho[editar | editar código-fonte]

Lançada oficialmente na Roménia em 30 de novembro de 2007, a canção foi o segundo single retirado do EP Love in Brazil, sendo o single mais bem sucedido do álbum, alcançando a terceira posição no Romanian Top 100[4], a quarta no Romanian Top 40 e a quinquagésima primeira no Romanian Dance Club[5]. O single ainda foi lançado em 1 de abril de 2009 na Bulgária e na Hungria, onde alcançou a décima primeira posição e ainda em 30 de maio de 2009 em parte da Europa, alcançando a posição trinta e dois na República Tcheca, quarenta e três na Letônia e vinte e sete na Eslovênia.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe do single foi filmado na cidade de Bucareste, capital da Roménia, sendo dirigido por Iulian Moga, um dos maiores diretores de filmes e videoclipes do país, responsável por dirigir cantoras como Nicoleta Alexandru em seus principais trabalhos[6], sendo que o vídeo é dividido em quatro partes. Em seu primeiro cenário, Andreea Banica aparece em um quarto feito com folhas secas em meio a uma folhoresta outonal, rodeada apenas por uma cama, um espelho e uma porta, onde Andreea atravessa para sair em um segundo cenário. A segunda parte do clipe se passa em um estúdio branco, onde uma banda toca enquanto Andreea Banica canta com o cabelo preso pela metade e roupas que fazem menssões à cantora Madonna em seu clipe Frozen[7]. Atravessando uma porta novamente, a cantora depara-se em um bar mexicano, onde está vestida tipicamente com roupas do México, passando rapidamente pela terceira. No quarto cenário Andreea Banica encontra-se em uma festa, com o rosto coberto parcialmente por pedras preciosas, onde dança com amigos, até atravessar uma quarta porta, onde retorna para o primeiro quarto de onde saiu. O videoclipe do single é lançado em 6 de abril de 2009, novamente pela MTV[7].

Posições[editar | editar código-fonte]

Paradas (2009) Posições
 Eslovênia (Eslovenia Top 100)[8] 3
 Hungria (Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége)[9] 11
 Letônia (Latvian Top 100)[10] 3
 Chéquia (IFPI Česká Republika)[11] 3
Roménia (Romanian Top 100)[11] 3
Roménia (Top 40)[12] 4
Roménia (Dance Club)[11] 51

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Gravadora
Roménia 15 de março de 2009 CD single, download digital Cat Music
Bulgária 1 de abril de 2009
Hungria
Europa 30 de maio de 2009 digital download

Referências