Leland Melvin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Leland Melvin
Leland Melvin
Foto oficial
Nascimento 15 de fevereiro de 1964 (60 anos)
Lynchburg, EUA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Tempo no espaço 23d 13h 28m[1]
Seleção 1998
Missões STS-122, STS-129
Insígnia da missão Insígnia STS-122 Insígnia STS-129
Aposentadoria 2014

Leland Devon Melvin (Lynchburg, Virginia, 15 de fevereiro de 1964) é um astronauta norte-americano veterano de duas missões espaciais.

Melvin graduou-se em Química pela Univerdade de Richmond, para onde foi com a ajuda de uma bolsa de estudos graças a seu grande talento para o futebol americano, no qual se tornou um dos astros dos campeonatos universitários deste esporte em seu país durante os anos 1980, chegando a ser contratado por times profissionais como o Dallas Cowboys e o Detroit Lions, encerrando prematuramente sua carreira profissional nos dois times devido a distensões musculares nas pernas.

Em 1991 completou o mestrado em engenharia de materiais na Universidade de Virgínia, ao mesmo tempo em que trabalhava para a NASA , no centro de pesquisas da agência espacial em Langley.

Leland Melvin foi selecionado para o treinamento de astronautas em agosto de 1998. Desde a conclusão do curso, trabalha na seção de operações do departamento de astronautas da estação espacial. Como co-gerente do programa de educação de astronautas da NASA, ele viaja o país discutindo a exploração espacial com professores e alunos, promovendo a ciência, a engenharia, a tecnologia e a matemática.

Em 7 de fevereiro de 2008 foi ao espaço pela primeira vez, a bordo da nave Atlantis, como especialista de missão do voo STS-122 à Estação Espacial Internacional. Nesta missão ele permaneceu no espaço por quase treze dias, completando 212 voltas em torno da Terra. Voou pela segunda vez ao espaço em 16 de novembro de 2009 na mesma nave, na missão STS-129. Como um de seus colegas de missão, na ocasião, era Robert Satcher, pela segunda vez uma missão espacial conduzia dois afro-americanos voando juntos. Esta missão teve a duração de quase onze dias, completando 171 voltas em torno da Terra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]