Liza! Liza!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Liza! Liza!
Álbum de estúdio de Liza Minnelli
Lançamento Setembro de 1964
Gravação Junho de 1964
Gênero(s) Jazz, Pop
Duração 37:10
Gravadora(s) Capitol Records
Cronologia de Liza Minnelli
It Amazes Me
(1965)
Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
allmusic 3.5 de 5 estrelas.[1]

Liza! Liza! é o nome do primeiro álbum de estúdio da artista americana: Liza Minnelli,lançado em Setembro de 1964,pela gravadora "Capitol Records"[2].O álbum contém 12 faixas com interpretações de músicas populares e foi gravado em Junho de 1964 no estúdio da gravadora Capitol Records,em Nova Iorque.

Informações do álbum[editar | editar código-fonte]

Liza Minnelli gravou as canções do álbum,quando era ainda uma adolescente.Com apenas 17 anos,ela tinha estrelado a peça Off-Broadway "Best Foot Forward" de 1963 (um ano após gravar esse álbum ela venceria seu primeiro "Tony Award" pela sua performance no musical da Broadway: "Flora the Red Menace").A publicidade gerada por suas habilidades levou aparições na TV e a gravação de um single "You Are For Loving",uma canção que ela performava na apresentação,e que vendeu meio milhão de cópias.

Com o relativo sucesso,a Capitol Records assinou com ela e aos poucos foi lançando singles e mais tarde um álbum completo.Os singles foram gravados no verão de 1963 em Nova Iorque.

Para a criação do álbum,ela contou com seu amigo e colega Marvin Hamlisch,que a ajudou a escolher as canções.Naquela época ele estava trabalhando na produção da Broadway: Funny Girl.É curioso que,duas canções do álbum "It's Just A Matter Of Time" e "The Travelin' Life" foram cantadas por Minnelli com Hamlisch no piano,2 anos antes,como um presente para a sua mãe.

Outra faixa performada no disco: "If I Were In Your Shoes",foi escritas pelos jovens compositores Fred Ebb e John Kander,que já tinham tido um grande impacto nos palcos.Esse foi o início de uma década de grandes colaborações entre o trio,que conseguiram sucessos inésquecíveis.

Peter Matz,que trabalhava com Barbra Streisand na época e manteria contato com Minnelli até o dia da sua morte,foi também grande responsável pela rico e estiloso tratamento orquestral dado a todo o projeto.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Liza! Liza! atingiu pico de #115 no top 200 da Billboard. Ele debutou lá em 21 de Novembro de 1964 e permaneceu lá por 8 semanas.Em um período de mais de 3 anos,foi noticiado que o álbum vendara meio milhão de cópias.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "It's Just a Matter of Time" (Richard Everitt, Laurence Stith)
  2. "If I Were In Your Shoes" (John Kander, Freb Ebb)
  3. "Meantime" (Stillman, Allen)
  4. "Try to Remember" (Harvey Schmidt, Tom Jones)
  5. "I'm All I've Got" (Schafer, Graham)
  6. "Maybe Soon" (Everitt, Stith)
  7. "Maybe This Time" (Kander, Ebb)
  8. "Don't Ever Leave Me" (Jerome Kern, Oscar Hammerstein II)
  9. "The Travelin' Life" (Liebling, Marvin Hamlisch)
  10. "Together (Wherever We Go)" (Stephen Sondheim, Jule Styne)
  11. "Blue Moon" (Richard Rodgers, Lorenz Hart)
  12. "I Knew Him When" (Harold Arlen, Harburg, Gershwin)

Lançamento em CD[editar | editar código-fonte]

O álbum nunca foi lançado individualmenteno formato CD. No entanto em 3 coletâneas lançadas pela Capitol Recordso álbum foi lançado em sua totalidade,seguindo a mesma ordem da versão original sendo elas: The Capitol Collection (que também seria lançado com o nome de Essential em 2003) de 2001 e The Complete Capitol Collection de 2006,essa ultima adotou a capa do álbum Liza! Liza! e possui na íntegra os 3 álbuns de estúdio da Liza lançados pela gravadora e mais todos os singles do período da mesma forma que na compilação Finest.

Referências

  1. «Allmusic Review». Consultado em 29 de Agosto de 2012. 
  2. «Site Oficial:Liza Minnelli». Consultado em 29 de Agosto de 2012.