Locomotiva a diesel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

A Locomotiva a diesel ou Locomotiva híbrida a diesel, tem como finalidade puxar vagões de passageiros e combina um motor a diesel com um motor elétrico, com o objectivo de poupar energia, sendo este um veículo híbrido.

É mais fácil alterar a velocidade num motor elétrico do que em um mecânico. Assim o motor de combustão interna mantém-se num regime estável, enquanto que as mudanças de velocidades se fazem por meios elétricos/eletrônicos ao/s motor/es eléctrico/s. Se apenas usasse motor de combustão interna, as caixa e a embreagem teriam que ser enormes, para serem robustas devido às potências em causa.

A cabine da locomotiva têm um sistema próprio de suspensão para isolar o maquinista dos solavancos.

As locomotivas usam rodas de aço, para reduzir o atrito com o solo, o que reduz bastante o consumo de energia, tendo como única desvantagem, em relação aos pneus dos carros, uma menor tração. No entanto para resolver esse problema, as locomotivas levam um carregamento de areia, que descarregam em cima dos trilhos uma fina camada, para que as rodas não patinem quando se faz o arranque. Esta técnica também usada para melhorar a travagem.

Estas locomotivas são usadas em diversos países e podem possuir vagões para passageiros bastante luxuosos, inclusive com quartos individuais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Locomotiva a diesel