Lode Runner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lode Runner
Desenvolvedora(s) Douglas E. Smith
Publicadora(s) Brøderbund
Plataforma(s) Nintendo DS, ZX Spectrum, DOS, Nintendo Entertainment System, Atari ST, Commodore 64, TurboGrafx-16, Amstrad CPC, MSX, Mac OS, Amiga, SG-1000, Android, Sharp X1, Famicom Disk System, Mac OS Classic
Lançamento 1983
Gênero(s) jogo eletrônico de quebra-cabeça, jogo eletrônico de plataforma
Modos de jogo jogo eletrónico para um jogador

Lode Runner é um videojogo de puzzle de 1983, lançado primeiramente pela Brøderbund. É um dos primeiros jogos a incluir um editor de níveis, que possibilitava que os jogadores desenvolvessem seus próprios níveis. Este recurso reforçou a popularidade do jogo, com revistas como a Computer Gaming World realizando competições para ver quem poderia construir o melhor nível.[1] Tozai, Inc. detém atualmente a propriedade intelectual e os direitos de marca registrada de Lode Runner.[2]

Noções básicas[editar | editar código-fonte]

O jogador controla um boneco que deve coletar todo o ouro em um nível, evitando os guardas que tentam pegar o jogador. Depois de coletar todo o ouro, o jogador deve chegar ao topo da tela para passar de nível. Existem 150 níveis no jogo, que desafiam progressivamente as habilidades de resolução de problemas ou tempos de reação dos jogadores.[3]

Os níveis apresentam um motivo de plataforma de tijolos de vários andares, com escadas e barras manuais suspensas que oferecem várias maneiras de viajar. O jogador pode cavar buracos no chão para prender os guardas temporariamente e pode caminhar com segurança em cima dos guardas presos. Se um guarda estiver carregando uma barra de ouro ao cair em um buraco, ela será deixada para trás e poderá ser recuperada pelo jogador. Com o tempo, os pisos escavados se regenerarão, preenchendo esses buracos. Um guarda preso que não pode escapar de um buraco antes que ele se encha é consumido, ressurgindo imediatamente em um local aleatório no topo do nível. Ao contrário dos guardas, o personagem do jogador não pode escalar para fora de um buraco e será morto se ele encher antes que ele possa escapar por outros meios. Os pisos podem conter alçapões, através da qual o jogador e os guardas cairão, e alicerce, através do qual o jogador não pode cavar.

O jogador pode cavar um buraco apenas para qualquer lado e não diretamente abaixo de si mesmo. Isso introduz uma estratégia para quando cavar um buraco com x blocos de profundidade, o jogador deve primeiro cavar um buraco de pelo menos x de largura para poder cavar através dele, já que o número de espaços diminuirá a cada camada, já que o próprio jogador deve ocupar um espaço e precisa de pelo menos um espaço livre adjacente a ele para poder cavar. No entanto, as exceções a esta regra surgem quando o jogador escava da posição de estar em uma escada, ou pendurado em uma barra mão-a-mão, o que permite ao jogador cavar e descer repetidamente uma linha. Esse tipo de escavação está envolvido na resolução de muitos dos níveis.

O jogador começa com cinco vidas; cada conclusão de nível concede uma vida extra. Se um guarda pegar o jogador, uma vida é subtraída e o nível atual é reiniciado. O personagem do jogador pode cair de alturas arbitrárias sem qualquer lesão, mas não pode pular, e os jogadores podem se prender em buracos dos quais a única saída é abortar o nível, custando uma vida, e começar de novo.

Legado[editar | editar código-fonte]

Lista de jogos Lode Runner[4]
Título Ano de lançamento Plataformas Desenvolvedor (s) Editor (es) Comentários
Lode Runner 1983 Apple II, Atari 8 bits, Commodore 64, VIC-20, PC Douglas E. Smith Broderbund O jogo original publicado pela Broderbund, desenvolvido para Apple II, continha 150 níveis e editor de níveis.
Championship Lode Runner 1984 Apple II, Commodore 64, VIC-20, ZX Spectrum, Atari 8 bits, SG-1000, Famicom, NES, NEC PC Series Douglas E. Smith Broderbund, Hudson Soft (para Nintendo) Uma sequência direta com 50 níveis editados por fãs e destinados a um jogo experiente. Este jogo também estava programado para ser lançado no Japão em 27 de outubro de 2009 no Console Virtual.
Lode Runner 1984 Arcade (placa JAMMA operada por moedas) Irem Irem 24 níveis remixados dos 150 níveis originais de 1983, mas reduzidos para caber em uma grade menor de 24x15. Esta também foi a primeira vez que um jogo fez a transição de um console de entretenimento doméstico para um gabinete de fliperama operado por moedas.
Lode Runner: The Bungeling Strikes Back 1984 Arcade (tabuleiro Jamma operado por moedas) Irem Irem Consistia em 30 níveis, sendo 10 deles baseados no conjunto original.
Lode Runner II 1985 MSX Douglas E. Smith Broderbund Versão MSX lançada em 1985 com 50 níveis (22 níveis originais e 28 novos níveis)
Lode Runner: O Labirinto Dourado (Majin No Fukkatsu) 1985 Arcade (tabuleiro Jamma operado por moedas) Irem Irem Tal como acontece com as outras versões de arcade Irem continha 30 níveis inspirados no conjunto original.
Lode Runner's Rescue 1985 Atari de 8 bits, Commodore 64 Joshua Scholar Software Synapse Sequela 3-D com dezenas de níveis de perspectiva 3-D e editor de design de tela. A Computer Gaming World elogiou os gráficos da versão do Atari, mas perguntou: "Qual a probabilidade de um jogo com meninas, ratos, gatos e cogumelos mágicos se chamar 'Resgate do Lode Runner'?" Ele especulou que o editor colocou o nome da série em um jogo não relacionado.
Lode Runner: Teikoku Karano Dasshutsu 1986 Arcade (tabuleiro Jamma operado por moedas) Irem Irem Tal como acontece com as outras versões de arcade Irem continha 30 níveis inspirados no conjunto original.
Lode Runner Board Game 1986 Jogo de tabuleiro Don Carlston, Broderbund Tsukuda Original
Super Lode Runner 1987 Famicom Disk System, MSX Irem Irem
Super Lode Runner II 1987 Famicom Disk System, MSX Irem Irem
Hyper Lode Runner 1989 Game Boy Bandai Bandai
Lode Runner: The Lost Labyrinth 1990 PC Engine Pack-In-Video Broderbund
Battle Lode Runner 1993 PC Engine (apenas no Japão) Hudson Soft Hudson Soft
Lode Runner: The Legend Returns 1994 Windows, DOS, Mac OS, Saturn e PSX Presage Sierra Online
Lode Runner Twin 1994 SNES (apenas no Japão) T&E Soft T&E Soft
Lode Runner Online: The Mad Monks 'Revenge 1995 Windows, Mac OS Presage Sierra Online
Lode Runner 1997 Jogo de chaveiro dedicado portátil XING Entertainment XING Entertainment
Lode Runner Extra 1997 Sega Saturn (apenas Japão) 1997, PSX 1998 Game Arts Co. Ltd PATRA (Sega), Natsume (PSX)
Lode Runner 2 1998 Windows, Mac OS Presage GT Interactive e MacSoft
Lode Runner 3-D 1999 Nintendo 64 Big Bang Software Infogrames (EUA / Europa), Banpresto (Japão)
Power Lode Runner 1999 SNES (apenas no Japão) Nintendo Nintendo
Lode Runner: The Dig Fight 2000 Arcade operado por moedas (apenas no Japão) Psikyo Psikyo
Lode Runner: The Dig Fight versão B 2000 Arcade operado por moedas (apenas no Japão) Psikyo Psikyo
Lode Runner: WonderSwan 2000 WonderSwan (apenas no Japão) Banpresto Banpresto
Lode Runner: Domudomu Dan no Yabou 2000 Game Boy Color XING Entertainment XING Entertainment
Lode Runner: Game Boy Advance 2002 Game Boy Advance Success Success
Corredor Cubic Lode 2003 Nintendo GameCube, PS2 (apenas no Japão) Hudson Soft Hudson Soft
Lode Runner Mobile 2004 Celular FT Mobile Hudson Soft
Lode Runner: Hudson Best Collection, Vol. 2 2005 Game Boy Advance Hudson Soft Hudson Soft
Lode Runner DS 2006 Nintendo DS Hudson Soft Hudson Soft
Lode Runner Deluxe 2006 Celular Hudson Soft Hudson Soft
Lode Runner 2007 Wii VC Hudson Soft Hudson Soft Relançamento do Lode Runner NES original e Battle Lode Runner originalmente para PC Engine
Lode Runner Mobile 2008 Telefone celular (Java) Hudson Soft Living Mobile
IPod Lode Runner 2008 iPod Hudson Soft Hudson Soft O Lode Runner foi disponibilizado para a versão click-wheel do iPod da Apple em meados de dezembro de 2008 com gráficos aprimorados de rolagem. Foi lançado pela HudsonSoft. Ele contém 130 níveis e vários vídeos tutoriais.
Championship Lode Runner 2009 Wii VC Nintendo Nintendo Relançamento do Championship Lode Runner NES original (apenas no Japão)
Lode Runner 2009 Xbox 360 LIVE Arcade Tozai Games / SouthEnd Interactive Tozai Games / Microsoft
Lode Runner X 2012 Dispositivos móveis Xperia, Android Tozai Games / SouthEnd Interactive Tozai Games / Sony Ericsson
Lode Runner Classic 2012 Windows Phone 7, Android, iOS Tozai Games / Studio Voltz Tozai Games / Microsoft
Lode Runner Legacy 2017 Windows, MacOS, Linux, Nintendo Switch, PS4 Tozai Games Tozai Games
Untitled Lode Runner game 2º trimestre de 2021 Intellivision Amico Feito em parceria com a Intellivision Entertainment.[5]

Referências

  1. «Lode Runner Contest», Computer Gaming World, p. 22, agosto de 1984 
  2. Tozai Games
  3. «Nearly Thirty Years Old and Lode Runner is Still Kicking My Ass». Kotaku (em inglês). Consultado em 9 de julho de 2021 
  4. «Tozai Games | Lode Runner - Time Line». www.tozaigames.com. Consultado em 9 de julho de 2021 
  5. «Intellivision shows off Amico's hardware design, with a Qualcomm processor». VentureBeat (em inglês). 10 de outubro de 2020. Consultado em 9 de julho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.