Luís de Bolaños

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Luís de Bolaños, foi um franciscano, pioneiro na evangelização dos guaranis no Paraguai, traduziu uma versão do catecismo para língua guarani. Durante mais de cinquenta anos, se dedicou à evangelização dos guaranis. Nasceu em Marchena, localidade situada a 59 Km de Sevilha (Espanha) em 1550 e morreu em Buenos Aires (Argentina) em 11 de outubro de 1629.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Na época do descobrimento da América, os franciscanos eram a maior ordem religiosa da Igreja Católica.

A partir desse ano, juntamente com o padre Alonso de San Buenaventura, começou a evangelizar os guaranis que viviam nas proximidades de Assunção, na região situada entre os rios Jejuí e Ypané. Nos primeiros cinco anos atuaram de modo intinerante.

  • 1580: fundaram a primeira redução, no local onde atualmente está localizado o município de "Los Altos de Ybytyrapé", a 40 km de Assunção, que em pouco tempo agruparia cerca de quatrocentos guaranis, que recebeu o nome de "São Lourenço de los Altos".

A opção por formar reduções, ocorreu como resposta às dificuldades de evangelizar povos nômades, como eram os guaranis na época. Nesse contexto, os missionários decidiram criar povoados estáveis (reduções), que possibilitariam a integração dos guaranis ao Império Espanhol e à Igreja Católica. Nesses povoados, os guaranis recebiam lições sobre a doutrina cristã, eram alfabetizados, recebiam lições de agricultura, pecuária e artesanato;
Em 1580, Bolaños também ajudou a fundar as reduções de "San Francisco de Atyra" e de "Todos los Santos de Guarambaré"[1].

Obras sobre Bolaños[editar | editar código-fonte]

Dentre as biografias de Bolaños, merecem destaque:

  • "Fray Luis Bolaños : apóstol del Paraguay y Río de la Plata", do franciscano argentino Buenaventura Oro, publicada em 1934;
  • "Fray Luis Bolaños, Apóstol del Paraguay y Río de la Plata", do franciscano Contardo Miglioranza, publicada em 1993;

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Reducciones Jesuitas y Franciscanas. Gran Chaco y regiones fronterizas., em espanhol, acesso em 19 de agosto de 2017.
  2. a b LA EVANGELIZACIÓN FRANCISCANA DE LOS GUARANÍES, em espanhol acesso em 16 de agosto de 2017.
  3. LUIS DE BOLAÑOS (-1629), em espanhol, acesso em 16 de agosto de 2017.
  4. ÍNDIOS E JESUÍTAS NO GUAIRÁ: A Redução como Espaço de Reinterpretação Cultural (século XVII), acesso em 27 de julho de 2017.
  5. EL HECHICERO DE DIOS – FRAY LUIS BOLAÑOS, 1995 - Por MARGARITA DURÁN ESTRAGO, em espanhol, acesso em 02 de setembro de 2017.