Saltar para o conteúdo

Máquina frigorífica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Máquina frigorífica

Diagrama do ciclo de uma máquina frigorífica por compressão simples:
1 - condensador
2 - válvula de expansão
3 - evaporador
4 - compressor.

Tipo
Características
Composto de
Utilização
Usuário(a)
Uso
cooling (en)

Uma máquina frigorífica é um tipo de máquina térmica geradora que transforma algum tipo de energia, habitualmente mecânica, em energia térmica para obter e manter em um recinto uma temperatura menor que a temperatura exterior. A energia mecânica necessária pode ser obtida previamente a partir de outro tipo de energia, como a energia elétrica mediante um motor elétrico.

Atualmente, no Brasil, as empresas fornecedoras destes tipos de Máquinas costumam utilizar o nome em inglês: chillers como melhor definição. Sendo assim, na indústria, quando procurados, os equipamentos são principalmente indicados com o nome em inglês.

Esse tipo de equipamento é utilizado principalmente no resfriamento de água e ar em processos industriais, no entanto também pode ser utilizado em grandes estruturas de construção como shoppings, grandes lojas, supermercados, centros comerciais, edifícios e até mesmo em navios e grandes estruturas móveis. Na indústria é utilizado na produção de objetos de plástico no resfriamento de líquido para injeção, extrusão, sopro e outros. Além disso, também participa da carbonatação de bebidas no setor alimentício, resfriamento de óleo no setor mecânico (usinagem, brasagem, metalurgia, siderurgia) e muitos outros processos como os indicados abaixo: