Máquina frigorífica
Esta página ou se(c)ção precisa ser formatada para o padrão wiki. (Fevereiro de 2018) |
Diagrama do ciclo de uma máquina frigorífica por compressão simples:
1 - condensador
2 - válvula de expansão
3 - evaporador
4 - compressor.
Tipo |
---|
Uma máquina frigorífica é um tipo de máquina térmica geradora que transforma algum tipo de energia, habitualmente mecânica, em energia térmica para obter e manter em um recinto uma temperatura menor que a temperatura exterior. A energia mecânica necessária pode ser obtida previamente a partir de outro tipo de energia, como a energia elétrica mediante um motor elétrico.
Atualmente, no Brasil, as empresas fornecedoras destes tipos de Máquinas costumam utilizar o nome em inglês: chillers como melhor definição. Sendo assim, na indústria, quando procurados, os equipamentos são principalmente indicados com o nome em inglês.
Esse tipo de equipamento é utilizado principalmente no resfriamento de água e ar em processos industriais, no entanto também pode ser utilizado em grandes estruturas de construção como shoppings, grandes lojas, supermercados, centros comerciais, edifícios e até mesmo em navios e grandes estruturas móveis. Na indústria é utilizado na produção de objetos de plástico no resfriamento de líquido para injeção, extrusão, sopro e outros. Além disso, também participa da carbonatação de bebidas no setor alimentício, resfriamento de óleo no setor mecânico (usinagem, brasagem, metalurgia, siderurgia) e muitos outros processos como os indicados abaixo:
- Construção e contratação;
- Indústrias Alimentícias;
- Indústrias Farmacêuticas;
- Indústrias do petróleo e gás, petroquímica e refinarias;
- Hospitais;
- Indústrias de Químicos e Derivados;
- Mineração e tunelamento;
- Equipamentos de telecomunicações e locais da torre de controle das células;
- Indústrias de transformação de Plástico;
- Indústria Metalomecânica;
- etc.
Como saber qual o Chiller certo para o seu processo?[editar | editar código-fonte]
![]() | Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético. |
A neutralidade deste artigo foi questionada. (Fevereiro de 2018) |
Este artigo ou parte de seu texto pode não ser de natureza enciclopédica. |
Em processos industriais e hospitalares a capacidade varia de acordo com o processo, para resfriamento de ar ambiente pode variar de acordo com o espaço e equipamentos utilizados e para a analise do melhor equipamento para cada situação o mais apropriado é que se entre em contato com empresas fabricantes deste tipo de equipamento.
Atualmente no Brasil, para processos industriais, os compradores costumam buscar marcas como Grupo Friotec, Refrisat, dentre outras. Sendo que, as marcas nacionais costumam apresentar melhores condições de personalização de acordo com os processos, até por isso a preferência pelos produtos nacionais. Em grandes estruturas de construção, normalmente os Chillers utilizados são de maior capacidade, sendo assim, exigem projetos mais robustos e são normalmente produzidos em escala e de fábrica por grandes empresas internacionais como Carrier, Trane e York.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências[editar | editar código-fonte]
- Samir Saydaoui; Prácticas de las Máquinas Frigoríficas; MARCOMBO; 2008; ISBN 9788426714596
- TRANE http://www.trane.com/Index.aspx
- SCREIBER CHILLERS http://www.schreiberchillers.com/
- HITACHI http://www.hitachiapb.com.br/Materiais/pdfs/Hitachi_Cat_Chiller_Samurai_HAPB_RCU1500_0911.pdf
- YORK - JOHNSONS http://www.johnsoncontrols.com.br/content/br/pt/products/building_efficiency/sistemas_hvac/chillers_-_condensacao/chiller_centrifugo.html
- REFRISAT http://www.refrisat.com.br/controle_termico/chiller
- GRUPO FRIOTEC http://www.grupofriotec.com.br/