Main Street (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Main Street
Autor (es) Sinclair Lewis
Idioma inglês
Género Romance
Páginas 448
Cronologia
Último
Último
Free Air (1919)
Babbitt (1922)
Próximo
Próximo

Main Street (em português: Rua Principal) é um livro de autoria de Sinclair Lewis publicado em 1920[1] .

Considerado seu maior sucesso literário, foi lançado após Nosso Mr. Wrem (título original: Our Mr. Wrenn) e A Trilha do Falcão (título original: The Trail of the Hawk), obras que não empolgaram, tanto em crítica quanto em público.

Rua Principal mostra o tédio e a aridez intelectual dos pequenos centros do oeste americano quando uma moradora do leste se casa com um médico e muda-se para uma retrógrada cidade do interior.

Resumo do enredo[editar | editar código-fonte]

Carol é uma jovem mulher, liberal, de espírito livre que foi criada em Saint Paul, Minnesota, a capital do estado e casa com Will, um médico que é originário de uma pequena cidade do interior.

Quando se casam, Will convence-a a irem viver na sua cidade natal de Gopher Prairie, também no Minnesota, uma cidade modelada em Sauk Centre, que foi o local de nascimento do escritor. Carol ficou consternada com o atraso de Gopher Prairie. Mas o seu desdém pela fealdade física e pelo presunçoso conservadorismo dos habitantes leva-a a querer mudá-los.

Paisagem rural no Minnesota, neste caso o Lago Itasca, a nascente do Rio Mississippi.

Conversa com os conterrâneos sobre alterações progressistas, junta-se a clubes de mulheres, distribui literatura e faz festas para animar os habitantes de Gopher Prairie. Apesar de amigáveis, os seus esforços são ineficazes, sendo constantemente ridicularizada pelos principais fazedores de opinião.

Ela encontra conforto e companheirismo fora de sua classe social, mas afastam-na destas companhias sucessivamente.

Na sua infelicidade, Carol deixa o seu marido e desloca-se para a capital Washington, D.C. durante algum tempo, mas acaba por voltar. Não obstante, Carol não se sente derrotada:

Não aceito que a Main Street seja assim tão bonita como poderia ser! Não aceito que Gopher Prairie seja maior ou mais generosa do que a Europa! Não aceito que lavar louça seja o suficiente para satisfazer todas as mulheres! Posso não ter lutado da melhor maneira, mas mantenho a fé. (Capítulo 39)

Significado e crítica literária[editar | editar código-fonte]

Alguns dos contemporâneos de Lewis consideraram o romance como muito sombrio, mesmo sem sentido de humor, no seu retrato da vida e das pessoas incultas de uma pequena cidade. Anaïs Nin, por exemplo, não gostava do livro e citou uma revisão de Cathrin Beach Ely que concordava com ela.[2] No entanto, Main Street é geralmente considerada como uma das obras mais significativas e duradouras de Lewis, juntamente com a que lhe sucedeu em 1922, Babbitt.

Alguns habitantes de cidades pequenas ressentiram-se do seu retrato no livro ao ponto de este ter sido banido da biblioteca pública de Alexandria no Minnesota.[3]

Por causa da popularidade adquirida por Lewis e pelo seu livro, as equipas do secundário da sua cidade natal de Sauk Centre, começaram a ser chamadas de 'Main Streeters' logo no ano lectivo de 1925-26. Este nome era dado aos desta cidade pelas cidades vizinhas em eventos escolares.[4] A escola pública secundária de Sauk Centre ainda usa o cognome de MainStreeters em homenagem a Lewis.[5]

Alusões/referências à história, geografia e cultura[editar | editar código-fonte]

A história passa-se em Gopher Prairie, uma versão ficcionada de Sauk Centre, a cidade natal de Lewis. O romance tem lugar na década de 1910, com referências ao início da I Guerra Mundial, à entrada dos EUA nas hostilidades e aos anos após o fim da guerra, incluindo o início da Lei seca.

Tendo o livro sido publicado em 1920, Lewis não poderia ter escrito sobre os Loucos anos Vinte ou a Grande Depressão que vieram a seguir, mas os seus personagens dão voz a muitas das atitudes sociais e culturais que se tornariam significativas nos anos vindouros.

Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

A Main Street foi inicialmente atribuído o prémio Pulitzer de 1921, mas o Conselho da Fundação do Prémio anulou a decisão do júri, tendo o prémio sido atribuido, em substituição, a A Idade da Inocência (The Age of Innocence) de Edith Wharton. Em 1926 Lewis recusou o Pulitzer quando este lhe foi atribuído pela obra Arrowsmith.

Em 1930, Lewis foi o primeiro norte-americano a quem foi atribuído o Prémio Nobel de Literatura. Ainda que o Prémio Nobel seja concedido ao autor, e não a uma obra específica, Main Street era a obra mais conhecida de Lewis e muito popular na época, tendo no discurso de apresentação do Comité Nobel sido citados Main Street e Arrowsmith.[6] O Prémio Nobel foi concedido "...pela sua arte vigorosa e gráfica de descrição e pela sua capacidade de criar, com inteligência e humor, novos tipos de personagens."[7]

Em 1998, a Modern Library (Biblioteca Moderna) colocou Main Street no lugar 68 na sua lista dos melhores romances em língua inglesa do século XX.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Main Street (livro)
  • Main Street — the iconic street in small town America

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Rua Principal Skoob
  2. Anaïs Nin, The Early Diary of, 1982, Editor: Harcourt Brace Jovanovich
  3. Eric Dregni, Weird Minnesota: Your Travel Guide to Minnesota's Local Legends and Best Kept Secrets, Sterling Publishing Company, 2006, p. 61, ISBN=9781402739088
  4. Rosalind Gilbert, Our Century: Revisiting Sauk Centre, 2000, p. 77
  5. Sitio das escolas públicas do ensino primário e secundário de SauK Centre, http://www.isd743.k12.mn.us/
  6. The Nobel Prize in Literature 1930; Sinclair Lewis — Presentation Speech NobelPrize.org The Nobel Foundation (1930-12-10). Visitado em 2011-09-12.
  7. The Nobel Prize in Literature 1930; Sinclair Lewis NobelPrize.org The Nobel Foundation (1930). Visitado em 2011-09-12.
  8. Modern Library - http://www.modernlibrary.com/top-100/100-best-novels/


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.