Marcelo Gurgel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcelo Gurgel
Marcelo Gurgel
Nome completo Marcelo Gurgel Carlos da Silva.
Nascimento 13 de março de 1953 (71 anos)
Fortaleza, Ceará.
Nacionalidade Brasileiro.
Cônjuge Angelita Aníbal de Castro.
Filho(a)(s) Felipe Bastos Gurgel Silva e André Bastos Gurgel.
Alma mater Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ocupação Médico, economista e escritor.
Profissão Professor universitário.
Religião Católico.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva (Fortaleza, Ceará, 13 de março de 1953). Filho de Luiz Carlos da Silva e Elda Gurgel e Silva.[1] O pai foi educador de gerações e um notável advogado. A mãe, vocacionada às artes plásticas, abriu mão dos seus talentos em favor da criação e da educação dos onze filhos, todos formados em universidades públicas.[2]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Realizou todos os estudos escolares, do curso primário à graduação universitária, em Fortaleza, Ceará. Fez o Ginásio no Liceu do Ceará e o Científico no Colégio Júlia Jorge. Dedicou-se aos estudos de línguas. Ainda jovem, integrou grupos de jovens católicos. Além disso, iniciou atividades docentes como professor do segundo grau.

Formação Acadêmica[editar | editar código-fonte]

Possui formação acadêmica abrangente, graduando-se em Medicina (1977)[3] e em Ciências Econômicas (1986)[4] pela Universidade Federal do Ceará. Seu comprometimento com a vida acadêmica o levou a buscar aprimoramento constante, concluindo especialização (1979), mestrado (1982) e doutorado em Saúde Pública (1990) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Nove anos mais tarde, completou sua formação com um pós-doutorado em Economia da Saúde na Universidade de Barcelona (1999).

Complementou a sua formação acadêmica com vários cursos: Epidemiologia do Câncer na Universidade Cayetano Heredia (Peru), Epidemiologia Clínica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Métodos Epidemiológicos Avançados na Universidade de Heidelberg (Alemanha), Metodologia Epidemiológica na Universidade de São Paulo.

Demonstrando uma abordagem interdisciplinar, Marcelo Gurgel é um médico especialista em Medicina Preventiva e Social (RQE 483)[4] e Medicina do Trabalho (RQE 589)[4] e também um profissional da Economia focado principalmente no campo da Economia da Saúde. Seu perfil diversificado reflete o compromisso com a pesquisa científica e o magistério superior.

Carreira Profissional[editar | editar código-fonte]

Atuação médica[editar | editar código-fonte]

A carreira profissional do Dr. Marcelo Gurgel tem sido expressiva. Teve atuação nas seguintes atividades: médico da Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza (1978-1979); e médico aposentado da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (1982-1999). Atualmente é epidemiologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), tendo atuado nas seguintes funções: Coordenador-Executivo do Registro de Câncer do Ceará (1978-1999); Coordenador de Ensino e Pesquisa (1998-2000); Diretor de Ensino e Pesquisa (2001-2008); Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (desde 2004).[5][6]

Foi Sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), estatutário, concursado, nomeado em 25 de agosto de 1978 e empossado em 28 de setembro de 1978, tendo deixado o cargo em 17 de junho 1982, mediante concurso de transformação para o quadro de médico da mesma Secretaria. No início da sua carreira de Sanitarista foi Assessor Especial do Secretário de Saúde do Estado do Ceará de janeiro de 1980 a março de 1983. Esteve em exercício no Instituto do Câncer do Ceará, cedido pela SESA, mediante convênio para o funcionamento do Registro de Câncer do Ceará de 17 de junho de 1982 até 1º de fevereiro de 1999.

Foi ainda médico, estatutário, concursado, da SESA, de julho de 1982 a janeiro de 1998, com exercício predominante no Gabinete do Secretário e secundariamente em outros setores, como Assessoria de Planejamento e Coordenação/NUINF, Departamento de Epidemiologia etc.

É membro emérito titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro titular da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, integrante do Conselho Editorial da Revista Brasileira Cancerologia e sócio jubilado da Associação Médica Cearense (ex-Centro Médico Cearense).

Atuação como economista[editar | editar código-fonte]

Como economista profissional inscrito no Conselho Regional de Economia (8ª região) sob o nº 1.999, com frequência, tem sido convidado por instituições públicas e privadas, bem como por pessoas privadas, para elaborar estudos e análises econômicas que resultaram na consolidação da Experiência na Área da Consultoria, englobando distintos campos de atuação em consultoria econômica.

A graduação em Ciências Econômicas possibilitou-lhe a aquisição de conceitos básicos em economia que lhe permitiram estudar, de forma autodidata, o ramo da economia da saúde ou economia médica.

A sua formação cruzada, de Médico e Economista, consubstanciada à pós-graduação em Saúde Pública concorreram para limitar o escopo de seu interesse em economia e simultaneamente para garantir a maior habilidade na economia médica. Assim, como economista da saúde, tem atuado na elaboração e avaliação econômica de projetos no setor saúde, a exemplo de estudos de viabilização econômica, projetos para captação de recursos para investimentos em saúde, determinação de custos de serviços de saúde.

É professor de Economia da Saúde em cursos de pós-graduação, coordenador do Grupo de Pesquisas em Economia da Saúde (GPECS) da UECE. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) e sócio-gerente de Peritus – Consultoria, Projetos e Pesquisas, empresa de consultoria empresarial e científica, uma empresa encerrada.

Carreira no magistério[editar | editar código-fonte]

Demonstrou competência ao longo de sua trajetória no campo educacional. Inicialmente, atuou como professor de Programa de Saúde, Biologia e Química no ensino secundário. No âmbito do ensino superior, o professor Marcelo Gurgel dedica-se tanto à graduação quanto à pós-graduação.[7][8] Desde 1998, ocupa a posição de Professor Titular de Saúde Pública na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Além disso, desempenha a função de Professor Titular do Mestrado Acadêmico em Oncologia do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).[9] Seu comprometimento educacional também se estendeu como Professor Titular na Faculdade de Medicina de Juazeiro, de 2001 a 2010.

Organizou, coordenou e ensinou em diversos cursos de especialização, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo orientado mais de cem monografias, dissertações e teses, além de ter participado de centenas de bancas examinadoras.[7]

Na graduação, atualmente leciona as disciplinas de Estatísticas de Saúde, Bioética e Ética Médica e Epidemiologia Clínica do Curso de Medicina da UECE.

Como docente da UECE, foi conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2001- 2004), conselheiro do Conselho Universitário (CONSU) (2004-2010), conselheiro do Conselho de Centro do CCS (vários exercícios), integrante do Comitê de Ética em Pesquisa (vários exercícios), membro do Conselho Editorial da Editora (vários exercícios) e conselheiro do Conselho Diretor (2011-2015).[10]

Atividades científicas[editar | editar código-fonte]

Foi pesquisador credenciado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e coordenador de pesquisas do PP-SUS, financiadas por Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde e Funcap. É coordenador do Grupo de Pesquisas Indicadores de Saúde, do Diretório de grupo de pesquisa CNPq (DGP/CNPq), pesquisador do Grupo de Pesquisas Epidemiologia do Câncer, do DGP/CNPq, consultor ad-hoc de várias agências de fomento à pesquisa: CNPq, Funcap etc. e pesquisador inscrito no I.S.S. da Prefeitura Municipal de Fortaleza sob o nº 91.118-6.

Ex-coordenador local de pesquisa sobre câncer de mama no Nordeste brasileiro, financiada por Imperial Cancer Research Fund e Universidade de Oxford. Ex-integrante do grupo de pesquisadores brasileiros responsável por estudo de impactos ambientais no País, sob o patrocínio da ONU/UNEP.

Possui vasta produção científica, a qual se encontra inserida no Currículo Lattes, figurando com 138 capítulos de livros, 137 artigos em periódicos científicos e mais de 530 trabalhos (completos, resumos e resumos expandidos) inclusos em anais de eventos, conforme atualização em janeiro de 2024.[11]

Títulos quantificados[editar | editar código-fonte]

As contribuições de Marcelo Gurgel à comunidade cearense são amplas e multifacetadas. Além de sua dedicação acadêmica expressa nos mais de 5.500 títulos quantificados pelo Curriculum Vitae, suas atividades científicas, de magistério, profissionais, culturais e participações em concursos e bancas examinadoras destacam-se como pilares fundamentais para o progresso educacional e científico da região. Ao somar mais de 1.200 atividades científicas, 671 no magistério, 278 na esfera profissional, 1.332 atividades culturais, e seu envolvimento em inúmeras bancas examinadoras, congressos, jornadas e reuniões, Marcelo Gurgel emerge como um agente transformador, influenciando positivamente o cenário educacional, científico e cultural do Ceará. Seus 125 prêmios e distinções são um testemunho adicional de impacto e relevância na sociedade.[11]

Capítulos do Curriculum Vitae Números
Identificação 18
Histórico Escolar 11
Atividades Enquanto Universitário 61
Títulos 31
Atividades Científicas 1.238
Atividades de Magistério 671
Atividades Profissionais 278
Atividades Culturais 1.332
Concursos e Exames 15
Bancas Examinadoras 842
Congressos, Jornadas e Reuniões 858
Entidades Associativas 48
Prêmios e Distinções 125

Agremiações e honrarias[editar | editar código-fonte]

Marcelo Gurgel detém uma ativa presença em diversas instituições, sendo Membro Titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), ocupando a Cadeira 18, cujo patrono é Joaquim Eduardo de Alencar. Sua posse na ACM ocorreu em 2009, e desde então, desempenhou diversas funções diretivas na instituição, como Diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu, Diretor de Publicações, Membro do Conselho Editorial e Coordenador da edição dos Anais.[12]

O vice-presidente Dr. Augusto Guimarães, representou a Diretoria da Sociedade Médica São Lucas (SMSL), na solenidade de posse do sócio efetivo eleito Marcelo Gurgel Carlos da Silva, associado da SMSL no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) em janeiro de 2014.

Além de sua participação destacada na ACM, Marcelo Gurgel é membro ativo de diversas agremiações, incluindo a Academia Cearense de Médicos Escritores (ACEMES), a Academia Cearense de Saúde Pública, ora em construção jurídica (onde atua como fundador), o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a Academia Brasileira de Médicos Escritores, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará e a Sociedade Médica São Lucas.[5][13]

Sua participação associativa se vincula a organizações importantes, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES). Além disso, ocupa posições de destaque como Membro Titular na Academia Cearense de Medicina,[14][15] Academia Cearense de Médicos Escritores, Academia Brasileira de Médicos Escritores, Academia Cearense de Letras e preside atualmente a Academia Cearense de Saúde Pública. Recebeu a honra de ser membro honorário da Academia Cearense de Farmácia e da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro.

Sua participação ativa na sociedade se estende para além das instituições mencionadas, sendo reconhecido com vários prêmios, distinções, verbetes, biografias e congratulações institucionais. Além disso, desempenha papéis significativos como Consultor ad-hoc do CNPq e Membro de Conselho Editorial de revistas científicas.

Atuação como escritor[editar | editar código-fonte]

Na solenidade de posse na Academia Cearense de Letras (ACL), Marcelo Gurgel Carlos da Silva torna-se membro imortal da literatura cearense. O evento contou com a presença de líderes literários e médicos renomados, incluindo Dr. Lúcio Alcântara e Prof. Manasses Fonteles.

O escritor Marcelo Gurgel, ocupante da Cadeira 25 da Academia Cearense de Letras (ACL),[16] a mais antiga academia literária em funcionamento no Brasil, tornou-se um polígrafo fecundo, contando com 126 livros publicados em diversos gêneros literários: biografia, conto, crônica, discurso, memória, romance, teatro etc. Detém expressiva atuação editorial de livros e revistas, memoriais e anais.

Sua participação em antologias e coletâneas pode ser evidenciada em: 22 antologias anuais da Sobrames/CE[17] (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará), tendo sido o editor das 19 últimas; sete volumes de Policromias, editados pela AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Ceará); oito números da Revista da ACEMES (Academia Cearense de Médicos Escritores); três revistas Scriptorium, editadas pela ABB (Associação Brasileira de Bibliófilos); e sete revistas Literapia.

Cerca de mil outros trabalhos escritos estão quantificados em diferentes rubricas, como: textos em revistas, jornais e informativos; textos em livros de autores diversos; apresentações, prefácios e posfácios de livros; discursos elaborados; memoriais; plaquetas; e organização e editoração de livros.

Obras literárias (principais livros)[editar | editar código-fonte]

  • Via Literarum: incursões despretensiosas no mundo das letras (2002).
  • Frei Lauro Schwarte e os anos iluminados do Otávio Bonfim (2004).[nota 1]
  • Dom Aloísio Lorscheider: doutor honoris causa da UECE (2005).[nota 1]
  • Dom Aloísio Lorscheider (2006).[nota 1]
  • Em louvor: aos homens e às suas ideias (2008).
  • Dos canaviais aos tribunais: a vida de Luiz Carlos da Silva (2008).[nota 1]
  • Otávio Bonfim, das dores e dos amores: sob o olhar de uma família (2008).
  • Smile: tributo à memória do Prof. Eilson Goes (2009).[nota 1]
  • Maquis: Redenção na França Ocupada (2009).
  • Falando com arte: os meus, os seus e os nossos discursos (2010).
  • Tempos de guerra e de paz: ensaios da vida (2010).[nota 1]
  • Révélations d’un maquisard – Revelações de um maquisard (2011).
  • Contando causos: de médicos e de mestres (2011).
  • Embates & combates: por boas e intrigantes causas (2011).
  • Portal de memórias: Paulo Gurgel, um médico de letras (2011).
  • Haroldo Juaçaba: tempo, espaço, ação (2011).[nota 1]
  • Medicina meu humor!: contando causos médicos (2012).
  • Refazendo o caminho: passado e presente de uma família (2012).
  • Fortaleza de encantos e (des)encantos (2012).
  • Memorial à ACL (2012)
  • Memorial ao Instituto do Ceará (2012)
  • Estórias esculapianas (2013).
  • Ideias circulantes: opinando sobre temas educacionais (2013).
  • Religio (2014).[nota 1]
  • Meia-volta, volver! Médicos contam causos da caserna (2014).[nota 1]
  • Palavras em lançamentos de livros (2014).
  • Ordinário, marche! Médicos contam causos da caserna.[nota 1]
  • Frei Lauro Schwarte: apóstolo da juventude do Otávio Bonfim (2015).[nota 1]
  • Muitos por um: de prefácio a posfácio (2015).
  • Um por muitos: de prefácio a posfácio (2015).
  • Pater Laurus Schwarte und die erleuchten Jahre von Otávio Bonfim (2016).[nota 1]
  • In hoc signo vinces (2016).
  • Dalgimar Beserra de Menezes: um patologista sob múltiplos olhares (2016).
  • Haroldo Juaçaba (2016).[nota 1]
  • Ideias médicas contemporâneas: crônicas e ensaios (2017).
  • Apontamentos de um escriba (2018).
  • Luiz, mais Luiz! Centenário de nascimento de Luiz Carlos da Silva (2018).[nota 1]
  • Ombro, arma! Médicos contam causos da caserna (2018).[nota 1]
  • Sursum corda: corações ao alto (2018).
  • Memorial literário: à Academia Cearense de Letras (2018).
  • Cum laude: aos homens e seus feitos (2019).
  • Ridendo castigat mores! Contando causos (2019).
  • Contando causos da mídia (2020).
  • Fora de forma! Médicos contam causos da caserna (2020).[nota 1]
  • Elóquios acadêmicos (2020).
  • Escritos em tempos da covid-19 (2021).
  • Selecta literária (2021).
  • Medicina meu humor!: contando causos médicos II (2022)
  • Ramalhetes médicos (2022).
  • Um septuagenário sob distintas ópticas (2023).[nota 1]
  • Memórias de um sanitarista (2023).
  • Causos e curiosidades militares (2023).

Obras técnicas e científicas (principais livros)[editar | editar código-fonte]

  • Câncer em Fortaleza-Cancer in Fortaleza - 1978-80 (1982).
  • Câncer em Fortaleza: morbidade e mortalidade no período 1978-80 (1982).
  • Situação de saúde em Fortaleza: análise através da mortalidade no período 1978-80 (1982).
  • Situação de Saúde em Fortaleza: análise através da mortalidade em 1966-74 (1989).
  • Epidemiologia: auto-avaliação e revisão: 1.ed. (1990); 2.ed. (1995); 3.ed. (2008).
  • Técnicas para definir prioridades em saúde: análise da mortalidade por causas evitáveis em Fortaleza em 1981-83 (1991).
  • Educação e auto-avaliação em cancerologia (1991).[nota 1]
  • Saúde Pública: auto-avaliação e revisão: 1.ed. (1992); 2.ed. (1997); 3.ed. (2004); 4.ed. (2012).
  • O problema do câncer no Brasil: 1.ed. (1992); 2.ed. (1993); 3.ed. (1995); 4.ed. (1997).[nota 1]
  • Instituto do Câncer do Ceará: 50 anos a serviço da comunidade (1994.).[nota 1]
  • Doenças infecciosas e parasitárias: auto-avaliação e revisão (1995).
  • Medicina preventiva: auto-avaliação e revisão (1995).
  • Epidemiologia do câncer: auto-avaliação e revisão. (1995).
  • Economia da saúde: auto-avaliação e revisão 1.ed. (1996); 2.ed. (2003).
  • Tuberculose: auto-avaliação e revisão (1997).
  • Saúde coletiva: auto-avaliação e revisão (1997).
  • Saúde materno-infantil: auto-avaliação e revisão (1998).
  • Mortalidade por causas evitáveis em Fortaleza de 1978 a 1995 (1998).
  • Princípios e métodos epidemiológicos: auto-avaliação e revisão em multimídia (2000).
  • Processo de avaliação sistemática em saúde (2000).
  • Elaboração de memorial (2001).
  • Saúde ocupacional: auto-avaliação e revisão (2001).
  • Economia da saúde: aspectos conceituais e metodológicos (2001).[nota 1]
  • Construção do saber em saúde coletiva (2002).[nota 1]
  • Introdução à economia da saúde (2004).
  • Teias teóricas e metodológicas da saúde coletiva: saberes e práticas (2004).[nota 1]
  • Educação médica no Ceará: crônicas e ensaios escolhidos (2005).
  • Temas de economia da saúde: I (2005); II (2006); III (2011); IV (2018); V (2019); VI (2020); e VII (2023).[nota 1]
  • Qualidade do Programa Saúde da Família no Ceará: uma avaliação multidimensional (2006).[nota 1]
  • Saúde pública e seus saberes e práticas: recortes de dissertações (2006). [nota 1]
  • Observatório médico: ensaios e crônicas do cotidiano (2007).
  • Medicina da UFC 1977-2007: 30 anos de formatura da Turma Prof. José Carlos Ribeiro (2007).[nota 1]
  • Curso de Medicina da UECE: concepção, criação e implantação (2002-2008) (2009).
  • Glossário de gestão em saúde: terminologia para uso na gestão (2009).[nota 1]
  • I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos: textos e contextos (2010).[nota 1]
  • Vivências de um economista da saúde (2011).
  • Medicina da UFC 1977-2012: jubileu de coral da Turma Prof. José Carlos Ribeiro (2012).
  • Rouquayrol - Epidemiologia & saúde: 7.ed. (2013); 8.ed. (2018).[nota 1]
  • Medicina na UECE: a década que levou ao máximo (2013).
  • Hipertensão arterial: nós críticos epidemiologia e cuidados clínicos (2013).[nota 1]
  • Saúde pública: 500 questões comentadas para concursos e exames: 1.ed. (2014); 2.ed. (2016); 3.ed. (2017).
  • Academia Cearense de Medicina: em crônicas e biografias (2015).
  • Instituto do Câncer do Ceará: 70 anos de conquistas (2015).
  • Inovações transdisciplinares na saúde coletiva: estratégias para o alcance de resultados positivos na saúde (2015).[nota 1]
  • Ideias médicas contemporâneas: crônicas e ensaios (2017).
  • Avaliação da eficiência de hospitais públicos terciários na perspectiva da alocação de recursos (2017).[nota 1]
  • Academia Cearense de Medicina: em biografias e crônicas (2019).
  • Crônicas cearenses em tempos da COVID-19 (2020).[nota 1]
  • Escritos médicos em tempos de COVID-19 (2020).

Verbetes e biografias[editar | editar código-fonte]

  • Na trilha do passado: genealogia da Família Gurgel.[1]
  • Dicionário da literatura cearense.[18]
  • Médicos escritores & escritores médicos.[19]
  • Faculdade de medicina da UFC: professores e médicos graduados.[20]
  • Marcelo Gurgel em verso e anverso.[21]
  • Curso Médico da Universidade Estadual do Ceará (UECE): destaque Marcelo Gurgel.
  • Anuário Literário do Ceará 2010-2011.[22]
  • Sessent’anos de caminhada: percurso e paradas obrigatórias de Marcelo Gurgel.[23]
  • Revista da ACEMES.[24]
  • Clínica médica no Ceará – passado e presente (2008).[25]
  • Clínica médica no Ceará – passado e presente (2017).[26]
  • Por gratidão ou benquerer.[27]
  • Homenagem ao professor e amigo Marcelo Gurgel. Revista MEDUECE: Turma Prof. Dr. Pedro Braga Neto.[28]
  • Academia Cearense de Medicina: história e membros titulares.[29]
  • Sócios efetivos do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico): em 136 anos de história.[30]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Marcelo Gurgel tem dois filhos, frutos do casamento com a médica pediatra Fátima Bastos: Felipe Bastos Gurgel Silva, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (atualmente professor da Missouri University nos EUA) e André Bastos Gurgel, advogado formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), poliglota, escritor e professor de idiomas clássicos e modernos. É avô de Eric e George, ambos nascidos nos EUA. Presentemente, Marcelo Gurgel é casado com a pediatra Angelita Aníbal de Castro.

Como católico praticante, integra a Sociedade Médica São Lucas, participando de ações evangelizadoras e de benemerência dessa entidade fundada no Ceará em 1937.

Notas

  1. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah Obra em coautoria.

Referências

  1. a b MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA. In: AMARAL, Aldysio Gurgel do. Na trilha do passado: genealogia da Família Gurgel. Fortaleza: Tipografia Minerva, 1988.p.181.
  2. «Marcelo Gurgel Carlos da Silva | Academia Cearense de Medicina». acm.med.br. Consultado em 16 de janeiro de 2024 
  3. «Consultar inscritos». cofecon.brctotal.com. Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  4. a b c «Busca por médicos |». Consultado em 16 de janeiro de 2024 
  5. a b JMédico, Redação (26 de maio de 2017). «Conheça o Dr. Marcelo Gurgel, conselheiro do Jornal do Médico». Jornal do Médico®. Consultado em 18 de janeiro de 2024 
  6. «Sócios Efetivos». Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) 
  7. a b «PPSAC – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva». Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  8. «Corpo Docente – PPSAC – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva». Consultado em 18 de janeiro de 2024 
  9. «ICC - Instituto do Câncer do Ceará». ICC. Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  10. «Home». UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  11. a b SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Currículum vitae. In: Plataforna Lattes.
  12. «Principal | Academia Cearense de Medicina». acm.med.br. Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  13. «MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA». Instituto do Ceará. Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  14. TORRES, João Martins de Souza. Discurso de saudação de posse na Academia Cearense de Medicina aos acadêmicos José Ronaldo Mont’Alverne e Marcelo Gurgel Carlos da Silva. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 14, ano 14, 2010. p. 69-76.
  15. «Marcelo Gurgel Carlos da Silva | Academia Cearense de Medicina». acm.med.br. Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  16. Entrevista com o acadêmico Marcelo Gurgel, consultado em 18 de janeiro de 2024 
  17. «BLOG DA SOBRAMES-CE (SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - REGIONAL CEARÁ)». blogdasobramesceara.blogspot.com. Consultado em 19 de janeiro de 2024 
  18. SILVA (MARCELO GURGEL CARLOS DA). In: GIRÃO, Raimundo; SOUSA, Maria da Conceição. Dicionário da literatura cearense. Fortaleza: Imprensa Oficial, 1987. p.212-213.
  19. MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA. In: SILVA, Geraldo Beserra da. Médicos escritores & escritores médicos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 1998. p.51-52.
  20. MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA. In: MARTINS, José Murilo de Carvalho. Faculdade de medicina da UFC: professores e médicos graduados. Edição do cinquentenário. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2000. 3v. p.194-195.
  21. OLIVEIRA, Elise Studart Gurgel de; OLIVEIRA, Adbeel Goes de; SANTANA, Cristine Studart de. Marcelo Gurgel em verso e anverso. Fortaleza: Expressão, 2003.124p.
  22. MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA. In: CEARÁ. Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Anuário Literário do Ceará 2010-2011. Fortaleza, SECULT, 2010. 240p. p.65.
  23. OLIVEIRA, Elsie Studart Gurgel de (org.). Sessent’anos de caminhada: percurso e paradas obrigatórias de Marcelo Gurgel. Fortaleza: Expressão, 2013. 136p.
  24. MARCELO GURGEL. In: ACADEMIA CEARENSE DE MÉDICOS ESCRITORES - ACEMES. Revista da ACEMES. Fortaleza: ACEMES, 2016. 232p. p.154-156. ISBN 978-65-88668-17-7
  25. Curso Médico da Universidade Estadual do Ceará (UECE): destaque Marcelo Gurgel. In: GIRÃO, José Eduilton. Clínica médica no Ceará – passado e presente. Fortaleza: Expressão, 2008. 278p. p.265.
  26. MARCELO GURGEL. Verbete In: GIRÃO, José Eduilton. Clínica médica no Ceará – passado e presente. 2.ed. Fortaleza: Expressão, 2017. 312p. p.131.
  27. MARCELO GURGEL / PAULO GURGEL. Verbete In: GIRÃO, José Eduilton. Por gratidão ou benquerer. Fortaleza: Expressão, 2020. 128p. p.77-78.
  28. ROCHA, David M. Homenagem ao professor e amigo Marcelo Gurgel. Revista MedUECE: Turma Prof. Dr. Pedro Braga Neto. Fortaleza, Ano X, Nº 10. Dezembro de 2017. p.19.
  29. PINHEIRO, Sebastião Diógenes. MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA (Cadeira 18). In: ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA. Academia Cearense de Medicina: história e membros titulares. Fortaleza: Expressão, 2023. 328p. p.218-219. ISBN 978-65-5556-643-7
  30. Marcelo Gurgel Carlos da Silva. Verbete In: CORDEIRO, Grecianny Carvalho; MONTENEGRO, Seridião Correia. Sócios efetivos do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico): em 136 anos de história. Fortaleza: Expressão, 2023. 696p. p.617-621. ISBN 978-65-5556-639-6