Marcelo Machado Medeiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcelo Medeiros
Deputado federal pelo Rio de Janeiro
Período 1971-1987
Dados pessoais
Nascimento 16 de setembro de 1945 (78 anos)
Juiz de Fora, MG
Alma mater Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cônjuge Heloísa Maria de Melo Leitão Medeiros
Partido MDB, PP, PMDB
Profissão advogado, jornalista

Marcelo Machado Medeiros (Juiz de Fora, 16 de setembro de 1945) é um advogado, jornalista e político brasileiro que exerceu quatro mandatos de deputado federal pelo Rio de Janeiro.[1][nota 1]

Dados biográficos[editar | editar código-fonte]

Filho de Carlos Medeiros e Ely Machado Medeiros. Advogado formado em 1969 pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi assessor de imprensa do governador Negrão de Lima e ao ingressar no MDB aproximou-se de Chagas Freitas sendo eleito deputado federal pela Guanabara em 1970 e 1974 passando a representar o Rio de Janeiro após a fusão entre os estados no ano seguinte.[2] Reeleito em 1978 e 1982[3] militou no PP antes de ingressar no PMDB e votou a favor da Emenda Dante de Oliveira em 1984 e em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985. Não concorreu a novos mandatos após deixar o legislativo dedicando-se à advocacia.

Seu pai foi ministro do Supremo Tribunal Federal e Ministro da Justiça no governo Castelo Branco.

Notas

  1. Seus dois primeiros mandatos foram obtidos pela Guanabara que se fundiria ao Rio de Janeiro em 15 de março de 1975 passando a representar o novo estado.

Referências