Mark Cuban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mark Cuban

Mark Cuban (Pittsburgh, 31 de julho de 1958) é um empreendedor,ator,apresentador e filantropo norte-americano.[1] É dono da equipe de basquete Dallas Mavericks,[2] e presidente da HDNet.[3]

No início da década de 80, Mark se mudou para Dallas, no Texas, e começou a trabalhar como bartender e, em seguida, foi para a Your Business Software, um dos primeiros varejistas em Dallas. Ele foi demitido menos de um ano depois, mas usou a oportunidade para abrir a própria empresa, MicroSolutions, com apoio de alguns clientes da antiga empresa. A Microsolutions era, inicialmente, um revendedor de softwares e um integrador de sistemas. Com a operação indo bem, Cuban vendeu sua empresa para a CompuServe por 6 milhões de dólares.

Esta venda motivou o empresário a voltar para suas paixões, basquete e webcasting. Com um amigo de faculdade, Todd Wagner, Cuban abriu a Audionet, cresceu muito em cerca de um ano e foi adquirida pelo Yahoo por $5.7 bilhões, durante o boom dot com, a bolha da internet.

Depois da venda, Cuban diversificou sua fortuna, tornando-se, assim, menos propenso aos efeitos de uma crise de mercado. Em 2000, ele virou sócio majoritário do Dallas Mavericks por $285 milhões.

Antes de ter sociedade, o Mavericks ganhava cerca de 40% de suas partidas. Nos próximos 10 anos depois da compra, o time passou a sair vitorioso em 69% das vezes, alcançando resultados muito melhores que antes e buscando sempre evoluir.

Em 2011, tornou-se um dos homens mais ricos do mundo, com um lucro de $2.6 bilhões e, além da Audionet, ele ainda tem outro negócio com  Wagner, a 2929 Entertainment, que produz e distribui vídeos e filmes. Em 2003, eles compraram uma rede de cinemas com 58 casas e eles são responsáveis por programas de TV nos Estados Unidos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Mark Cuban
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.