Martín Torrado Mariño

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Martín Torrado Mariño
Nascimento 1621
Leiro
Cidadania Espanha
Ocupação padre
Religião Igreja Católica

Martín Torrado Mariño y Figueira (Rianxo, 2 de dezembro de 1621 — [onde?], [quando?]), foi um sacerdote galego,[1] conhecido por ser o autor da composição poética "Décimas ao Apóstolo Santiago", em língua galega.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O seu pai, Juan da Figueira Torrado, nascido na paróquia de Isorna, era descendente dos Torrados do paço de Asados; o seu bisavó era Fernán Mariño, senhor da casa e do paço de Vimieiro em Boiro. A sua mãe provinha da família Somoza, tendo nascido em Leiro.

Estudou em Fonseca, onde desfrutou de uma bolsa de teólogo. Em 1627 se opôs e ganhou uma cátedra. Desde então desempenhou a “Regência de Medianos”. Em 1645 obteve a bolsa em teologia, e em 1651 foi eleito reitor do Colégio de Fonseca (após exercer como abade em Urdilde entre 1622 e 1630 em San Miguel de Boullón), um ano antes da sua morte.

Notas e referências

Notas

Referências

  1. Santos Suárez, Jesús (2005). Torrado Mariño y Figueira, Martín. Gran Enciclopedia Galega (DVD) (em galego). El Progreso. ISBN 84-87804-88-8. Sacerdote e poeta académico do século XVII que nasceu em Leiro (Rianxo, Corunha) em 1621 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.