Marta Hugon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marta Hugon
Informação geral
Origem Lisboa
País  Portugal
Instrumento(s) Voz
Extensão vocal Jazz
Gravadora(s) Sony Music
Página oficial http://www.martahugon.com

Marta Hugon (Lisboa) é uma cantora portuguesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Lisboa, começou por cantar repertório clássico na adolescência. O interesse pelo jazz desenvolveu- se gradualmente e tornou-se uma paixão que conduziu à escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. É lá que conhece os músicos com quem começa a gravar em 2004, formando um grupo com Filipe Melo no piano, Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria. O seu primeiro CD "Tender Trap" sai em 2005.

Em 2004 grava também com os Spill, grupo do guitarrista André Fernandes, o disco "Amplitude" para a editora Tone of a Pitch. Com Alexandre Camarão participa no seu album "The Remixes" e na compilação "Composto de Mudança".

A sua discografia conta com 5 edições em nome próprio e várias colaborações, dentro e fora do jazz, num percurso que começa nos standards e depois se aventura na escrita de originais.

Enquanto intérprete é amante das canções e do seu lado emocional e narrativo. A crítica e o público reconhecem-lhe a maturidade da voz e da interpretação e a originalidade na escolha do repertório.

É co-criadora do projecto a 3 vozes, Elas e o Jazz, com Mariana Norton e Joana Machado, uma homenagem aos grandes clássicos do jazz, que revisita a linguagem da tradição, com harmonizações originais.

Lançou em 2023 o projecto Calíope, que pretende transformar o mito da musa inspiradora num novo mito, o da musa criadora e que reúne em disco (e em concerto) nove compositoras da língua portuguesa, para além da própria autora, como a Garota Não, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Elisa Rodrigues, Joana Alegre, Joana Espadinha, Joana Machado e Luisa Sobral.

Marta Hugon tem atuado em diversas salas e festivais no país e no estrangeiro, como o Centro Cultural de Belém, Fundação Gulbenkian, Culturgest, Teatro São Luiz, Casa da Música, Estoril Jazz, Festival de Jazz da Alta Estremadura, EDP Cool Jazz, Bragança Jazz, entre muitos outros.

É formada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Universidade Nova de Lisboa.

Lecciona na Escola de Jazz Luís Villas Boas em Lisboa.

Em 2023 revela a sua faceta de escritora na área de ficção, editando o seu primeiro conto da Revista Literária Granta, com coordenação editorial de Pedro Mexia.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Tender Trap (CD, Som Livre, 2005)
  • story teller (CD, iPlay, 2008)
  • A Different Time (CD, Sony, 2011)
  • Bittersweet (2016)
  • Coração na Boca (2019)
  • Calíope (vários autores - 2023)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.