Saltar para o conteúdo

Medalha do combatente contra os nazistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Medalha do combatente contra os nazistas
Medalha do combatente contra os nazistas
Classificação
País Israel Israel
Outorgante Yad Vashem
Motto Combatente contra os nazistas,
Veterano da Segunda Guerra Mundial
Tipo Prêmio pelo serviço militar em prol do estabelecimento do Estado de Israel
Agraciamento Serviço militar na Segunda Guerra Mundial
Condição Cidadãos israelenses ou residentes permanentes em Israel que serviram em qualquer uma das forças armadas aliadas ou como partisans ou membros de grupos de resistência clandestinos entre 1º de setembro de 1939 e 1º de setembro de 1946.
Histórico
Criação 1967 (barreta)
2000 (medalha)
Primeira concessão 7 de maio de 1967 (barreta)
2000 (medalha)
Hierarquia
Inferior a Barreta do Etzel
Superior a Barreta do Lehi
Imagem complementar
Barreta
Observação Concedido conforme necessário

A Medalha do combatente contra os nazistas (em hebraico: אות הלוחם בנאצים, transli.: Ot Halohem BaNatzim) é uma condecoração israelense concedida aos veteranos da Segunda Guerra Mundial.[1]

Instituída pela primeira vez como uma barreta em 1967, foi concedida pela primeira vez aos veteranos da Segunda Guerra Mundial no Yom HaShoah (7 de maio) do mesmo ano pelo primeiro-ministro de Israel, Levi Eshkol.

Em 1985, para marcar os 40 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, uma bandeira israelense com a barreta foi concedida a vários museus dedicados à guerra.

Em 2000, foi criada uma medalha a partir da barreta.

Critérios de agraciamento

[editar | editar código-fonte]

Um cidadão israelense ou residente permanente de Israel que durante a Segunda Guerra Mundial esteve envolvido na campanha militar contra os opressores nazistas e seus apoiadores e os combateu em uma das forças armadas Aliadas, incluindo a brigada britânica, como partisan ou como um membro do movimento clandestino durante o período definido entre 9 de janeiro de 1939 e 9 de janeiro de 1945, conforme especificado pelo regulamento do Yad Vashem de 1968, e também com base na Lei do "status dos veteranos da Segunda Guerra Mundial" de 2000.

Se a pessoa elegível para este prêmio tiver falecido, um membro da família (cônjuge, filho, filha, pai, mãe, irmão, irmã, neto ou neta) tem o direito de apresentar um pedido solicitando a barreta, ou um equivalente à barreta em caso de perda ou desgaste.[1]

A Medalha do combatente contra os nazistas é um disco. O suspensório de barra reta não giratório é preso à medalha na sua parte superior. As medalhas foram cunhadas em um metal dourado.

O anverso mostra duas Estrelas de David; uma delas tem o formato de um emblema da estrela amarela com uma baioneta, enquanto o outro tem um ramo de oliveira.

O reverso mostra o Brasão do Estado de Israel, uma menorá cercada por um ramo de oliveira de cada lado, e a escrita "ישראל ‬ (hebraico para Israel) abaixo dela, no centro; em torno dele a escrita "לוחם בנאצים - ותיק מלחמת העולם השנייה" (hebraico para Combatente contra os nazistas - veterano da Segunda Guerra Mundial).

A barreta é vermelha no centro com uma faixa composta por uma faixa azul clara soada em ambos os lados por uma faixa branca em cada lado simbolizando a bandeira de Israel; há também duas listras pretas ao longo das bordas da barreta. Este desenho foi feito para ser quase idêntico à fita da Cruz de Ferro de 1939 concedida na Segunda Guerra Mundial.

Referências

  1. a b «Awards for military service towards the establishment of the State of Israel». Ministry of Defense (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2023