Mehmed IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Muhammed IV redireciona para este artigo. Para o rei de Granada, veja Muhammed IV de Granada.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mehmed IV
Nascimento 2 de janeiro de 1642
Istambul, Constantinopla
Morte 6 de janeiro de 1693
Edirne
Cidadania Império Otomano
Progenitores Mãe:Turhan Hatice
Pai:Ibrahim I
Cônjuge Emetullah Rabia Gülnûş Sultan, Siyavuş Sultan
Filho(s) Mustafa II, Ahmed III, Hatice Sultan
Ocupação Sultão, governante
Religião Islão
Assinatura
Tughra of Mehmed IV.JPG

Mehmed IV ou Mehmet IV ou Mohammed IV, também conhecido como Dördüncü ("quarto", e Avcı, "caçador"; 2 de janeiro de 16426 de janeiro de 1693), foi o sultão do Império Otomano de 1648 a 1687.

Infância[editar | editar código-fonte]

Ele foi filho do Sultão Ibrahim I (1640–1648) com uma concubina, Turhan Hadice. Logo após seu nascimento, seu pai e mãe brigaram e Ibrahim estava tão enfurecido que arrancou Mehmed dos braços da mãe e arremessou a criança em uma piscina, porém Mehmed foi salvo.

Realizações[editar | editar código-fonte]

O Sultão Mehmed IV era conhecido por Avcı, "o caçador", uma vez que gastava muito do seu tempo com essa atividade ao ar livre.

Seu governo é famoso por uma rápida recuperação da prosperidade otomana dirigida pelo vil Grão-vizir Mehmed Köprülü. Köprülü recuperou as ilhas do Mar Egeu da República de Veneza e obteve sucesso nas campanhas contra a Transilvânia (1664) e Polônia (16701674). Neste momento, quando Mehmed IV se aliou a Petro Doroshenko, o governo otomano estava perto de estender-se em direção a Podolia e a Ucrânia.

O último vizir, Kara Mustafá foi menos capaz. Apoiando a revolta húngara em 1683 de Imre Thököly contra o governo austríaco, Kara Mustafá marchou com um grande exército pela Hungria e sitiou Viena na Batalha de Viena. Nos altos de Calembergue, os otomanos foram totalmente derrotados pelo exército Imperial (sob o comando de Carlos V da Lorena) e os poloneses liderados por seu Rei Jan III Sobieski (1674–1696).

Kara Mustafá foi enforcado em Belgrado por ordem de Mehmed IV e sua cabeça foi colocada sobre uma coluna no lado de fora do antigo palácio em Edirne, mas isto não foi o suficiente para salvar o trono do Sultão que foi deposto (1687) e mandado para a prisão em Edirne próximo aos seus campos favoritos de caça.

O reinado de Mehmed IV é famoso por encerrar formalmente a era dos sultões otomanos como verdadeiros governantes de um império; em 1656 ele transferiu seus poderes executivos para Mehmed Köprülü, dando início à era dos Grão-vizires como o real poder por detrás do trono em Istambul.

Precedido por
Ibrahim I
Sultão Otomano
1648–1687
Sucedido por
Suleiman II
Ícone de esboço Este artigo sobre Sultões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.