Mehmed IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mehmed IV
Mehmed IV.jpg

Mehmed IV ou Mehmet IV ou Mohammed IV, também conhecido como Dördüncü ("quarto", e Avcı, "caçador"; 2 de janeiro de 16426 de janeiro de 1693), foi o sultão do Império Otomano de 1648 a 1687.

Infância[editar | editar código-fonte]

Ele foi filho do Sultão Ibrahim I (1640–1648) com uma concubina, Turhan Hadice. Logo após seu nascimento, seu pai e mãe brigaram e Ibrahim estava tão enfurecido que arrancou Mehmed dos braços da mãe e arremessou a criança em uma piscina. Felizmente Mehmed foi salvo.

Realizações[editar | editar código-fonte]

O Sultão Mehmed IV era conhecido por Avcı, "o caçador", uma vez que gastava muito do seu tempo com essa atividade ao ar livre.

Seu governo é famoso por uma rápida recuperação da prosperidade otomana dirigida pelo vil Grão-vizir Mehmed Köprülü. Köprülü recuperou as ilhas do Mar Egeu da República de Veneza e obteve sucesso nas campanhas contra a Transilvânia (1664) e Polônia (16701674). Neste momento, quando Mehmed IV se aliou a Petro Doroshenko, o governo otomano estava perto de estender-se em direção a Podolia e a Ucrânia.

O último vizir, Kara Mustafá foi menos capaz. Apoiando a revolta húngara em 1683 de Imre Thököly contra o governo austríaco, Kara Mustafá marchou com um grande exército pela Hungria e sitiou Viena na Batalha de Viena. Nos altos de Calemberga, os otomanos foram totalmente derrotados pelo exército Imperial (sob o comando de Carlos V da Lorena) e os poloneses liderados por seu Rei Jan III Sobieski (1674–1696).

Kara Mustafá foi enforcado em Belgrado por ordem de Mehmed IV e sua cabeça foi colocada sobre uma coluna no lado de fora do antigo palácio em Edirne, mas isto não foi o suficiente para salvar o trono do Sultão que foi deposto (1687) e mandado para a prisão em Edirne próximo aos seus campos favoritos de caça.

O reinado de Mehmed IV é famoso por encerrar formalmente a era dos sultões otomanos como verdadeiros governantes de um império; em 1656 ele transferiu seus poderes executivos para Mehmed Köprülü, dando início à era dos Grão-vizires como o real poder por detrás do trono em Istambul.

Precedido por
pai Ibrahim I
Sultão Otomano
1648–1687
Sucedido por
Suleiman II
Ícone de esboço Este artigo sobre Sultões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.