Melozzo da Forlì

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Melozzo da Forlì
Nascimento 1438
Forlì
Morte 1494 (56 anos)
Forlì
Ocupação pintor, arquiteto
Magnum opus Sisto IV nomeia Bartolommeo Platina como Diretor da Biblioteca Vaticana
Movimento estético Escola úmbria

Michelozzo degli Ambrosi, dito Melozzo da Forlì, (Forlì, Itália, 1438; — Forlì, 8 de Novembro de 1494) foi um dos mais notáveis pintores da Renascença italiana e um dos mais famosos seguidores do estilo de Piero della Francesca.

Iniciou a carreira artística na corte de Urbino, uma das mais conhecidas e produtivas de toda a Itália. Aqui, desenvolveu o seu interesse pela pintura, estudando as obras do conhecido pintor Piero della Francesca, pintor pelo qual Melozzo tinha grande admiração.

Depois deste período de formação em Urbino, mudou-se para a cidade de Roma, um dos maiores centros artísticos de toda a Europa. Nesta cidade realizou um grande número de trabalhos, onde aplicou, inspirado por Andrea Mantegna, a expressão detalhista da luz e da perspectiva.

Com a sua carreira artística a bom ritmo, em 1484, trabalhou na decoração da Capela do Tesouro da Basílica de Loreto, pintando frescos, entre outros, onde aplicaria todo o seu conhecimento da perspectiva.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.