Metrodoro de Quio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Metrodoro de Chios)

Metrodoro de Quio (em grego clássico: Μητρόδωρος ὁ Χίος; fl. século IV a.C.) foi um filósofo pré-socrático grego que pertenceu à escola de Demócrito, sendo um importante predecessor de Epicuro.

Metrodoro foi um aluno de Nesso de Quio ou, como algumas fontes indicam, do próprio Demócrito.[1] Diz-se que ensinou Diógenes de Esmirna que, por sua vez, ensinou Anaxarco.[1]

Metrodoro era um completo cético. Aceitou a teoria dos átomos, do vazio e da pluralidade dos mundos de Demócrito, mas tinha uma teoria própria, na qual dizia que as estrelas são formadas no curso do tempo pela humidade do ar sob o calor do Sol. De acordo com Cícero[2] terá dito, "Nós nada sabemos, não, nem mesmo se sabemos ou não", tendo também apoiado a ideia de que todas as coisas são para cada pessoa aquilo que lhe parece ser. Metrodoro é especialmente interessante como professor de Anaxarco, amigo de Pirro e como elemento de ligação entre o atomismo e o posterior céticismo.

É-lhe atribuída a seguinte citação: "Uma só espiga de trigo num grande campo é tão estranha como um mundo único no espaço infinito",[3] Se realmente se trata de uma afirmação de Metrodoro, assinala uma filosofia cosmológica avançada para a sua época.

Referências

  1. a b Diógenes Laércio, ix. 58
  2. Cicero, Academica, ii. 23 § 73; Cf. Diogenes Laërtius, ix. 58
  3. Aëtius, Placita Philosophorum i.5.4.

Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.