Michael Tilson Thomas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Michael Tilson Thomas
Nome nativo Michael Tilson Thomas
Nascimento 21 de dezembro de 1944 (73 anos)
Los Angeles
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade do Sul da Califórnia
Ocupação maestro, pianista, compositor, professor de música, professor
Prêmios National Medal of Arts
Página oficial
http://www.michaeltilsonthomas.com

Michael Tilson Thomas (21 de dezembro de 1944) é um maestro, compositor e pianista estadunidense. E atual diretor musical da Orquestra Sinfônica de São Francisco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Tilson Thomas nasceu em Los Angeles, Califórnia, filho de Ted e Roberta Thomas. Tilson Thomas estudou na University of Southern California sob os ensinamentos de Ingolf Dahl. Como estudante de Friedelind Wagner, Tilson Thomas foi o assitente musical e assitente dos maestros no Festival de Bayreuth.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1969, Tilson Thomas fez sua estreia como maestro com a Orquestra Sinfônica de Boston, substituindo William Steinberg na metade do concerto. Ele ficou em Boston como assistente do maestro até 1974, e fez muitas gravações com a orquestra. Ele foi diretor musical da Orquestra Filarmônica de Buffalo entre 1971 até 1979. Entre 1971 e 1977 ele também conduziu muitos concertos com a Filarmônica de Nova Iorque. De 1981 até 1985 ele foi o maestro principal da Orquestra Filarmônica de Los Angeles. Tilson Thomas fundou a Nova Sinfônica Mundial em Miami, Flórida em 1987. De 1988 até 1995 ele foi o maestro principal da Orquestra Sinfônica de Londres e desde 1995 ele foi o principal maestro convidado da orquestra. Em 1995 passou a ser o diretor musical da Orquestra Sinfônica de São Francisco.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Grammy Award for Best Orchestral Performance

Grammy Award for Best Classical Album

Grammy Award for Best Choral Performance

Referências