Mikhail Artsybashev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mikhail Artsybashev
Mikhail Artsybashev
Nascimento 24 de outubro de 1878
Carcóvia, atual Ucrânia
Morte 3 de março de 1927 (48 anos)
Varsóvia, Polônia
Sepultamento Orthodox Cemetery in Warsaw
Nacionalidade russo
Cidadania Império Russo
Ocupação Escritor
Causa da morte tuberculose
Assinatura
Artsybashev MP sig.jpg

Mikhail Petrovich Artsybashev (russo: Михаил Арцыбашев; Carcóvia, 24 de outubro de 1878Varsóvia, 3 de março de 1927) foi um escritor russo, um dos principais expoentes do estilo literário conhecido como naturalismo. Era o bisneto de Tadeusz Kościuszko e pai de Boris Artzybasheff, que emigrou para os Estados Unidos e ficou famoso como ilustrador. Após a Revolução Russa, em 1923 Artsibáshev emigrou para a Polônia, onde morreu em 1927.

Biografia e obra[editar | editar código-fonte]

Mikhail Artsybashev nasceu em Carcóvia, na atual Ucrânia. Estudou na Escola de Desenho e Arte de Kharkov entre 1897 e 1898. Em 1898 mudou-se para São Petersburgo, onde trabalhou como jornalista freelance. Sua primeira grande publicação foi a história “Encontro”, publicada em 1901.

Considerou seu romance Morte de Lande (1904) como seu melhor trabalho, mas seu maior sucesso foi o romance Sanin, de 1907, que escandalizou os leitores russos e foi proibido em vários países.[1] O protagonista do romance, Vladimir Sanin, ignora todas as convenções sociais e se especializou em seduzir aldeões virgens. Em uma cena famosa, uma jovem tenta lavar embaraçosas manchas brancas de seu vestido depois de fazer sexo com Sanin.

Em 1923, Artsibáshev obteve a cidadania polonesa (sua mãe era natural desse país) e emigrou para a Polônia, onde editou o jornal За свободу! (Pela liberdade!) Ganhou reconhecimento como um inimigo irreconciliável do regime bolchevique, e os críticos soviéticos apelidaram os fãs de seus romances de sáninstvo e artsibáshevschina. Morreu de tuberculose em Varsóvia em 3 de março de 1927.

Mikhail Artsybashev é pai de Boris Artzybasheff, que emigrou para os Estados Unidos e ficou famoso como ilustrador.

Notas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Biografia de Mikhail Petrovich Artsybashev» (em espanhol). Biografías y vidas. Consultado em 24 de dezembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]