Monte Gordo (distrito de Camaçari)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Gordo
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Geografia
País
Unidade federativa
Município
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto
História
Origem do nome
Monte Gordo (d)
Mapa

Monte Gordo é um distrito litorâneo do município de Camaçari, no estado brasileiro da Bahia. O distrito reúne os bairros de Monte Gordo, Jacuípe, Guarajuba, Tacimirin, Barra de Pojuca e muitas outras localidades.

História[editar | editar código-fonte]

Atualmente,[1] existem muitas explicações quanto à origem do nome do distrito. Em programa feito pela Prefeitura do município, o projeto Círculos de História, levou estudantes de diversas idades ao encontro de moradores antigos e de historiadores, onde os alunos puderam tirar suas dúvidas e descobrir mais sobre a história do lugar em que moram.

Em uma das instâncias do projeto, a historiadora e coordenadora de patrimônio cultural da Secretaria de Cultura do município, Ana Claudia Almeida, apresentou uma versão da origem do nome. Segundo ela,[1] no século XVII, havia um capitão da Guarda Nacional de Portugal chamado João dos Montes Teixeira, proprietário de terras da região, e que pesaria 150 quilogramas. Para se referirem ao local, os moradores da região teriam se referido àquelas como as "terras de Monte Gordo".

O historiador, pesquisador e professor Diego Copque afirma[2] em seus livros quanto à importância do atual distrito na consolidação da Independência do Brasil, e da forte influência e presença africana e indígena nessa região. Conforme as pesquisas de Copque mostraram, as cidades do Recôncavo Norte são apresentadas no contexto da guerra da Independência, desde o primeiro conflito, em fevereiro de 1822, seu desdobramento em outubro de 1824, com a Revolta do Batalhão dos Periquitos, que depois de amotinado na Cidade do Salvador, acampou em Vila de Abrantes.

Referências

  1. a b «Prefeitura de Camaçari». Prefeitura de Camaçari. 24 de agosto de 2016. Consultado em 5 de setembro de 2023 
  2. TARDE, A. (24 de maio de 2022). «Livro traz valor de cidades da RMS na fixação da Independência». A TARDE. Consultado em 6 de setembro de 2023