MuPAD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MuPAD
Desenvolvedor The Mathworks Inc.
Versão estável 5.6 (R2011a)
Sistema operacional Windows, Mac OS X, Linux
Gênero(s) Sistemas algébricos computacionais
Licença Software proprietário
Página oficial http://www.mathworks.com/discovery/mupad.html

MuPAD é um sistema algébrico computacional (em inglês, CAS). Originalmente desenvolvido pelo grupo de pesquisa MuPAD na Universidade de Paderborn, Alemanha.[1] O desenvolvimento foi assumido pela empresa SciFace Software GmbH & Co. KG[2] em cooperação com o grupo de pesquisa MuPAD e parceiros de algumas outras universidades a partir de 1997.

Até ao Outono de 2005, a versão "MuPAD Light" foi oferecida gratuitamente para pesquisa e educação, mas como resultado do encerramento do instituto sede do grupo de pesquisa MuPAD, apenas a versão "MuPAD Pro" permeneceu disponível para compra.

O núcleo (kernel) do muPAD é empacotado com o Scientific Notebook e o Scientific Workplace. Versões anteriores de MuPAD Pro eram empacotadas com o SciLab. Sua versão 14 adotou como o engine para o sistema de álgebra computacional o pacote de software MathCAD.

Em setembro de 2008, a SciFace foi comprada pela MathWorks e o código MuPAD foi incluído na caixa de ferramentas de matemática simbólica (Symbolic Math Toolbox) do MATLAB. Em 28 de setembro de 2008, o MuPAD foi retirado do mercado como um produto de software em seu próprio direito.[3] No entanto, ele ainda está disponível na Symbolic Math Toolbox no Matlab e também pode ser usado como um programa stand-alone.

Funcionalidade[editar | editar código-fonte]

MuPAD oferece:

Comandos frequentemente utilizados são acessíveis através de menus. MuPAD oferece um conceito similar aos notebooks para os sistemas de processamento de texto que permite a formulação de problemas matemáticos, bem como gráficos de visualização e explicações em texto formatado.

É possível estender MuPAD com rotinas em C++ para acelerar os cálculos. Código Java também pode ser incorporado.

A sintaxe do MuPAD foi modelada em Pascal, e é semelhante a utilizada no Maple. Uma diferença importante entre os dois é que MuPAD oferece suporte para programação orientada à objetos. Isto significa que cada objeto "carrega em si" os métodos autorizados a usar nele. Por exemplo, depois de definir

  A := matrix( [[1,2],[3,4]] )

todos as seguintes são expressões válidas e darão o resultado esperado:

  A+A, -A, 2*A, A*A, A^-1, exp( A ), A.A, A^0, 0*A

onde A.A é a matriz 2×4 concatenada, enquanto todas as outros, incluindo as duas últimas, são novamente matrizes 2×2

Referências

  1. Cohen, Joel S. (2002). Computer Algebra and Symbolic Computation. Elementary Algorithms. Natick, Massachusetts: A K Peters. 323 páginas. ISBN 1-56881-158-6 
  2. Cohen, Joel S. (2003). Computer Algebra and Symbolic Computation. Mathematical Methods. Natick, Massachusetts: A K Peters. p. 7. 448 páginas. ISBN 1-56881-159-4 
  3. Suporte para o MuPAD

Ligações externas[editar | editar código-fonte]