Museu do Neo-Realismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Museu do Neo-Realismonota 1 é um museu português situado em Vila Franca de Xira e foi fundado em 1990, a partir da actividade do seu Centro de Documentação.

Possui um vasto conjunto de colecções, com destaque para os mais de trinta espólios doados, entre literários (de Alves Redol a Orlando da Costa), artísticos (de José Dias Coelho a Rui Filipe) e editoriais (da revista Vértice à Cosmos), arquivos documentais, acervos iconográficos.

Procura diversificar a sua riqueza patrimonial e museológica, obras de arte, bibliotecas particulares e uma biblioteca especializada.

No dia 20 de outubro de 2007, o Município de Vila Franca de Xira inaugurou o novo edifício do Museu do Neo-Realismo, projectado pelo arquiteto Alcino Soutinho, apresentando um conjunto bastante significativo de novas valências, nomeadamente amplos espaços para exposições temporárias de longa e curta duração (mais 1000m2), uma biblioteca temática e sala de audio-visuais, um auditório para cerca de 100 pessoas, uma cafetaria e uma livraria.

Novas exposições e uma série de actividades de divulgação e debate sobre a memória crítica do movimento neo-realista fazem parte dos objectivos programáticos desta nova fase do Museu do Neo-Realismo.

Notas

  1. Segundo o Acordo Ortográfico vigente, a grafia correta deste nome deveria ser Museu do Neorrealismo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.