Não há pátria sem você!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Não há pátria sem você"
Canção
Lançamento 1993 (1993)
Duração ~2:20
Idioma(s) Coreano
Composição Ri Jong-oh

 "Não há Pátria Sem Você" (ou "Ode a Kim Jong-il"), é uma canção norte-coreana muito popular no país sobre o ex-líder Kim Jong-Il. Ela proclama as virtudes e talentos de Kim Jong-Il, e o amor do povo coreano para com ele, além de como ele conduziu o povo para fora dos distúrbios da Marcha Árdua. Uma frase que sempre é repetida na música é "Nós não poderíamos viver sem você! Não há pátria sem você!". A música é considerada um hino do Songun (militares primeiro), política de Kim aplicada junto com a Ideologia Juche. A música é frequentemente transmitida nos alto-falantes e rádios de Pyongyang.

Significado[editar | editar código-fonte]

"Não Há Pátria Sem Você" foi composta especialmente para Kim Jong-il, ex-líder da Coreia do norte A canção goza de popularidade na Coreia do Norte. Muitas vezes é cantada nos fins de reuniões públicas, enquanto a "Canção do General Kim Il Sung" é cantada no início.

Letras[editar | editar código-fonte]

Embora as letras oficiais usem a frase "김정일동지"(O Camarada Kim Jong-il) para se referir ao filho de Kim Il-sung, o uso atual da música se refere a ele como "김정일장군"(General Kim Jong-il), devido a sua capacidade como o Comandante Supremo do Exército popular coreano, desde 1991.

A versão militar da canção refere-se a Kim Jong-il como General Kim Jong-il ("Kim Chŏng-il changgun"), não Camarada Kim Jong-il ("Kim Chŏng-il tongji") por conta de suas simultâneas capacidades como Comandante Supremo do Exército Popular Coreano desde 1991, e Comandante da Comissão Nacional De Defesa da República Popular Democrática da Coreia a partir de 1993, enquanto a versão civil oficial refere-se, de outra forma, devido a sua capacidade como Secretário Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia desde 1977 e as outras posições civis.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Keith Howard (January 2006). Korean Pop Music: Riding The Wave https://books.google.com.br/books?id=JE8UAQAAIAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR
  2. Marshall Cavendish Corporation (2007). https://books.google.com.br/books?id=YG2AFyFppJQC&pg=PA929&redir_esc=y Marshall Cavendish. p. 929. ISBN 978-0-7614-7631-3.