Número de Sherwood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O número de Sherwood, (também chamado o número de Nusselt da transferência de massa) é um número adimensional usado em operações de transferência de massa. Representa a razão de transferência de massa convectiva e difusiva, e é nomeado em honra a Thomas Kilgore Sherwood.

É definido como

onde

  • é um comprimento característico (m)
  • é a difusividade de massa (m².s−1)
  • é o coeficiente de transferência de massa (m.s−1)

Pode ainda ser definido como uma função dos números de Reynolds e Schmidt; por exemplo, para uma esfera ele pode ser expresso como:

Esta forma é particularmente valiosa para engenheiros químicos em situações onde o número de Reynolds e número de Schmidt estão prontamente disponíveis. Desde que Re e Sc são ambos números adimensionais, o número de Sherwood é também adimensional.

Estas correlações são a versão de transferência de massa de uma técnica análoga em transferência de calor escrita com o número de Nusselt em termos do número de Reynolds e número de Prandtl. Para uma correlação para uma dada geometria (e.g. esferas, placas, cilindros, etc.), uma correlação de transferência de calor (frequentemente mais facilmente disponíveis na literatura e trabalhos experimentais, e mais fáceis de determnar) para número Nusselt Nu em termos do número de Reynolds (Re) e o número de Prandtl (Pr) podem ser usadas como uma correlação de transferência de massa por substituir o número de Prandtl com o análogo número dimensional para a transferência de massa, o número de Schmidt, e substituindo o número de Nusselt com o análogo número adimensional para transferência de massa, o número de Sherwood. Como um exemplo, uma correlação de transferência de calor para esferas é dada por:

Esta correlação pode ser feita em uma correlação de transferência de massa usando-se o procedimento acima, que resulta:

Esta é uma forma muito concreta de demonstrar as analogias entre diferentes formas de fenômenos de transporte.

Correlação de Ranz-Marshall[editar | editar código-fonte]

Quanto ao número de Sherwood, diversas diferentes expressões são como seguem pela correlação de Ranz-Marshall, incluindo equacionamentos com o número de Prandtl:[1][2][3][4]

Para 0 ≤ Re < 200 e 0 ≤ Pr ≤ 250

Variações em função de Re[editar | editar código-fonte]

O fator 0,69 deve ser usado para 30 ≤ Re ≤ 2000, e para 2 ≤ Re ≤ 200 deve ser usado o fator 0,6:[1]

Referências

  1. a b Reidun Gangstø; Single CO2 drops in seawater; Cand. Scient. Thesis in Physical Oceanography; Geophysical Institute; University of Bergen; June 2004
  2. J.H.A. KIEL, W. PRINS and W.P.M. VAN SWAAIJ; MASS TRANSFER BETWEEN GAS AND PARTICLES IN A GAS-SOLID TRICKLE FLOW REACTOR; Chemical Enginewitig Science, Vol. 48, No. 1, pp. 117-125, 1993.
  3. Kōichi Asano; Mass transfer: from fundamentals to modern industrial applications; Wiley-VCH; Weinheim, Germany; 2006.
  4. A. S. Mujumdar; Handbook of industrial drying; Third Edition; CRC Press; Boca Raton, Florida; 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]