Nachos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nachos de queijo

Nachos são uma comida popular nos Estados Unidos e no México. O prato consiste de tortilhas de milho crocantes com formato triangular, cobertas por queijo e pimenta jalapeño. O prato foi inventado por Ignacio "Nacho" Anaya, em 1943[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Em 1943, as mulheres dos doze soldados americanos que estavam alojados no Texas, foram para Cidade de Pedras Negras fazer compras, e chegaram no restaurante no fim do dia. E comeram a nova comida inventada por Ignacio "Nacho" Anaya com tortilhas em forma de triângulos, queijo cheddar derretido e pimenta.Pediram uma especiaria da casa, onde ele serviu o prato e o chamou de Nachos Especiales.

Anaya foi trabalhar no "Moderno Restaurant" na cidade, que ainda usa a receita original. Depois ele abriu seu próprio restaurante o "Nacho's Restaurant", em Pedras Negras. A receita original mexicana foi impressa em 1954 no Livro de receitas da St. Anne.

A popularidade da comida se espalhou rapidamente pelo Téxas. A garçonete Carmen Rocha trouxe o lanche para Los Angeles, em 1959, no restaurante mexicano El Cholo.

Uma versão do prato foi comercializada por Frank Liberto, em 77, com queijo fresco e torilhas pré-fabricados, durante eventos esportivos no Estádio de Arlington, Téxas.

No Monday Night Baseball, o narrador de jogos esportivos Howard Cosell fez questão de mencionar o prato nas suas emissões. O prato se popularizou nos jogos e foi introduzido em todas as semanas de jogos para os torcedores.

Ignacio Anaya morreu em 1975. Em sua homenagem, uma placa de bronze foi erguida em Pedras Negras, e dia 21 de Outubro foi declarado o Dia Internacional do Nacho. O filho de Ignacio, Ignacio Anaya Junior é o juiz da prova anual de nachos[2] .

Tipos[editar | editar código-fonte]

Há vários tipos de coberturas e variações do prato.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]