Nachos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nachos de queijo

Nachos são uma comida popular nos Estados Unidos e no México. O prato consiste de tortilhas de milho crocantes com formato triangular, cobertas por queijo e pimenta jalapeño. O prato foi inventado por Ignacio "Nacho" Anaya, em 1943.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1943, as mulheres dos doze soldados americanos que estavam alojados no Texas foram para Pedras Negras às compras e chegaram no restaurante no fim do dia. Pediram uma especialidade da casa e comeram a nova comida inventada por Ignacio "Nacho" Anaya, com tortilhas em triângulos, queijo cheddar derretido e pimenta jalapeño. Ignacio, ao ser questionado sobre o nome do prato, o chamou de Nacho's Especiales.

Anaya foi trabalhar no "Moderno Restaurant" na cidade, que ainda usa a receita original. Depois ele abriu seu próprio restaurante o "Nacho's Restaurant", em Pedras Negras. A receita original mexicana foi impressa em 1954 no Livro de receitas da St. Anne.

A popularidade da comida se espalhou rapidamente pelo Texas. A garçonete Carmen Rocha trouxe o lanche para Los Angeles, em 1959, no restaunte mexicano El Cholo.

Uma versão do prato foi comercializada por Frank Liberto, em 77, com queijo fresco e torilhas pré-fabricados, durante eventos esportivos no Estádio de Arlington, Téxas. No Monday Night Baseball, o narrador de jogos esportivos Howard Cosell fez questão de mencionar o prato nas suas emissões. O prato se popularizou nos jogos e foi introduzido em todas as semanas de jogos para os torcedores.

Ignacio Anaya morreu em 1975. Em sua homenagem, uma placa de bronze foi erguida em Pedras Negras, e dia 21 de Outubro foi declarado o Dia Internacional do Nacho.[2] O filho de Ignacio, Ignacio Anaya Junior é o juiz da prova anual de nachos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Há tipos de coberturas e variações do prato.

Há o com queijo nacho, feito de queijo pasteurizado misturado com pimentas para produção em massa ou instituições grandes no exterior, como escolas, teatros, estádios e mercadinhos. Certas redes de fast-food mexicano, como o Taco Bell, usa esse queijo.

Pratos de nachos com bastante cobertura são chamados de nachos-carregados. Nos EUA, são servidos em bares ou restaurantes. Geralmente são preparados assim: se põe tortilhas de milho, carne, feijão frito e muito queijo. Depois, é posto no microondas para que o queijo derreta. Então, já se pode colocar os outros ingredientes frios, como: alface, tomate, salsa, pimenta, etc. E são servidos na hora! Em Memphis, no estado de Tennessee, nos EUA, há nachos de churrasco em churascarias e eventos esportivos. Há no prato bastante carne de porco sobre as tortilhas, cobertos por queijo derretido, molho de churrasco, e pimentas jalapeño.

Há um prato silimilar aos nachos na Culinária Texa-Mexicana. Vasilhas pequenas com chili, queijo e molho, são servidos com cestas de tortilha. O prato é considerado um petisco.

Outra variação do prato são os nachos-Irlanda, que em vez de tortilhas são servidos com batata-frita.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]