Nimue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2016). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nimue, em algumas lendas, é conhecida como a Senhora do Lago, a Dama do Lago, Vivian, Niniane, Vivien, ou Nimueve. Segundo o livro As brumas de Avalon da autora Marion Zimmer Bradley cada uma delas é uma personagem diferente.

Em As brumas de Avalon, Nimue era filha de Elaine e Lancelot. Foi levada por Morgana para ser criada em Avalon, cresceu sem contato nenhum com o mundo. Ela tinha uma grande missão, depois de se tornar adulta, Morgana a manda para a corte de Arthur. Sua missão era seduzir o atual Merlin (Kevin o bardo) e vingar a antiga religião. Mas no processo, acaba se apaixonando por ele. Ainda sim, Nimue leva a sua missão adiante atraindo-o através de um feitiço na lua nova e enterrando-o dentro de um carvalho. Após sua vingança estar completa ela se joga no lago e morre por amor.

Já em As Crônicas de Artur de Bernard Cornwell, Merlin queria expulsar os saxões e cristãos da Britânia e isso só poderia ser feito caso ele conseguisse trazer de volta os deuses da Britânia. Merlin encontrou os Treze Objetos Sagrados da Britânia, mas foi antes de conseguir realizar o ritual Artur e seus amigos impedem o druida. Nimue se vira contra Merlin dizendo que ele foi fraco ao não conseguir trazer os deuses e conspira contra ele e Artur fazendo com que Merlin morra.