Nissan GT-R

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Nissan GT-R
Nissan GT-R (Facelift) – Frontansicht, 2. April 2011, Düsseldorf.jpg
Visão Geral
Nomes
alternativos
Nissan GT-R R35
Produção 1985 - presente
Fabricante Nissan
Modelo
Classe Superesportivo
Ficha técnica
Motor 3.8 V6 Biturbo 485Cv e 59,95 Kgfm
Transmissão Automátizada de dupla embreagem e 6 velocidades
Layout Cupê
Modelos relacionados
Porsche 911
Chevrolet Corvette
Audi R8
Dodge Viper
Aston Martin V8 Vantage
Ferrari F430
BMW M6
Ford Mustang Shelby
Dimensões
Comprimento 4656 mm
Entre-eixos 2780 mm
Largura 1895 mm
Altura 1369 mm
Peso 1740
Tanque 64L
Cronologia
Último
Último
Nissan Skyline GT-R
Próximo
Próximo


O Nissan GT-R é um modelo de automóvel superesportivo produzido pela Nissan, foi anunciado em 2001 com o objetivo de reviver a marca GT-R (que surgiu na década de 1960 que fez sucesso com o Skyline), em 6 de dezembro de 2007 foi oficialmente lançado no Japão, em 2008 chegou aos Estados Unidos, Canadá e Portugal, no resto do mundo apenas em 2009. O modelo 2007 possui um motor 3.8 V6 Biturbo com potência de 485Cv (362 kW) e 59.95Kgfm (588,0N.m.) de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de 6 marchas com dupla embreagem e sistema de tração AWD ATTESA E-TS®, esse conjunto fornece desempenho capaz de levar os 1740Kg de 0–100 km/h em 3.5s e tem velocidade máxima de 311 km/h.

O projeto do Nissan GT-R foi coordenado pelo engenheiro japonês Kazutoshi Mizuno, que no início do projeto já contava com mais de 40 anos de experiencia, foi engenheiro focado em corridas, diretor de equipe e designer de carros. Kazutoshi juntamente com toda a equipe queria revolucionar o mercado de supercarros com algo que suprisse as nescidades dos clientes, para isso o carro precisava passar a marca de 300km/h e não deveria custar mais de 100 mil dólares. Para que isso fosse possível a Nissan optou por produzir o supercarro em massa na maior e mais tecnológica fabrica da Nissan que fica situada em Tochigi no Japão, a técnica de montagem exige muito mais precisão por se tratar de um carro incomum, os únicos componentes montados á mão são o motor e o câmbio que são produzidos em lugares diferentes e posteriormente montados no GT-R em Tochigi.

O GT-R carrega a cultura japonesa desde seu projeto inicial, seu design foi inspirado nos robôs Gundam, o carro é oposto aos concorrentes europeus e americanos, o GT-R tem linhas fortes e robustas sugerindo baixa eficiência aerodinâmica, mas oque acontece é justamente o contrario, com um coeficiente aerodinâmico de 0,26 o design GT-R é pensado e produzido para reduzir arrastos e vórtices ao máximo, além de empurrar o carro para baixo aumentando a aderência e segurança em altas velocidades.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O Nissan GT-R tem um grande envolvimento com jogos, Principalmente na franquia Gran Turismo onde o GT-R é estrela, isso deve-se ao estúdio Polyphony Digital ter colaborado na criação do carro, o design do display multifuncional, bem como os gráficos dos indicadores do carro foi desenvolvido por Kazunori Yamauchi e sua equipe.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nissan GT-R