Nouméa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nouméa vista de um satélite.

Numeá,[1] Numea[2] ou Numeia[3] [4] [5] [nota 1] (em francês: Nouméa) é a principal cidade e capital do território francês da Nova Caledónia. É também a maior cidade francófona da Oceania. Tem cerca 97 000 habitantes (censo de 2009) e uma área de 67,19 km². A cidade está situada numa península montanhosa irregular perto do extremo sudeste da Nova Caledônia, que fica no sudoeste do Oceano Pacífico .

Economia[editar | editar código-fonte]

Nouméa tem no turismo parte importante na economia local, como muitas outras cidades de territórios insulares da Oceania. Na ultima década o investimento imobiliário foi forte na cidade, com um rápido crescimento, principalmente devido a investimentos franceses..

No geral a economia da cidade como do resto da Nova Caledónia é muito dependente de subsidio e investimento da França.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. Anteriores à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as fontes brasileiras prescrevem Numéia, que de acordo com as novas regras, perde o acento.

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 18 de janeiro de 2012. 
  2. Porto Editora. «Numea». Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Consultado em 19 de janeiro de 2012. 
  3. «Manual de Estilo d'O Estado de São Paulo». 
  4. «Diário do Grande ABC». 
  5. «UOL Manchetes». 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Nouméa