O fantasma de Canterville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The Canterville Ghost (trad.: O Fantasma de Canterville) é um conto humorístico de Oscar Wilde. Foi a primeira história de Wilde a ser publicada, aparecendo em duas partes na The Court and Society Review, 23 de fevereiro e 2 de março de 1887.[1] A história é sobre uma família americana que se muda para um castelo assombrado pelo fantasma de um nobre inglês, o nobre matou sua esposa e foi emparedado para morrer de fome pelos irmãos dela. A história foi adaptada diversas vezes para teatro, cinema e televisão.

Resumo[editar | editar código-fonte]

A história inicia com a mudança do ministro americano do Tribunal de St James, Hiram B. Otis e sua família inteira para Canterville Chase, uma casa de campo inglesa. A família é recebida pelos avisos de Lord Canterville de que a casa é mal-assombrada. Otis diz que levará tanto os móveis quanto o fantasma na avaliação.

A família Otis é composta pelo casal, Sr. e a Sra Otis, e quatro filhos: o mais velho, Washington, a filha Virginia, e dois gêmeos que não recebem nomes sendo chamados "gêmeos Otis". Nenhum membro da família acredita em fantasmas no início, mas logo depois de se mudarem, nenhum deles pode negar a presença de Sir Simon de Canterville. Sra. Otis percebe uma misteriosa mancha de sangue no chão e comenta que “Ela não liga nem um pouco para manchas de sangue na sala”. Sra. Umney, a governanta da casa, explica que a mancha de sangue é uma evidência do fantasma e não pode ser removida. Washington Otis sugere que a mancha seja removida com o removedor de manchas Champion da Pinkerton e o detergente Paragon. Quando o fantasma faz sua primeira aparição, o Sr. Otis prontamente sai da cama e pragmaticamente oferece ao fantasma Lubrificador Tammany Rising Sun para lubrificar suas correntes e elas não fazerem tanto barulho. Com raiva, o fantasma arremessa a garrafa e corre para o corredor.

Os gêmeos Otis atacam o fantasma com travesseiros e ele foge. A família Otis testemunha o reaparecimento de manchas de sangue no chão junto à lareira, que são removidas sempre que aparecem em várias cores. Apesar dos esforços do fantasma e dos disfarces mais horríveis, a família não demonstra nenhum medo dele, deixando Sir Simon sentindo-se cada vez mais desamparado e humilhado. Os Otis permanecem despreocupados e passam a fazer inúmeros ataques. O fantasma é vítima de arames, lança-ervilhas de brinquedo, lâminas de manteiga e baldes de água que caem. Os gêmeos chegam a criar seu próprio “fantasma”, assustando Sir Simon. Ele se desespera até perceber que Virginia, a linda e sábia filha de quinze anos, é diferente do resto da família. O fantasma diz a ela que não dorme há trezentos anos e deseja desesperadamente fazê-lo. O fantasma conta a ela a trágica história de sua esposa, Lady Eleanor de Canterville, e como ele se tornou um fantasma. Virginia o ouve e aprende uma lição importante, bem como o verdadeiro significado de um enigma. Sir Simon de Canterville diz que ela deve chorar por ele, pois ele não tem lágrimas; ela deve orar por ele, pois ele não tem fé e ela deve então acompanhá-lo até o Anjo da Morte e implorar pela morte de Sir Simon. Ela realmente chora e ora por ele e desaparece com Sir Simon através dos lambris da casa o acompanhando até o Jardim da Morte. A menina se despede então do fantasma. A história termina com Virginia se casando com o duque de Cheshire depois que ambos atingem a maioridade. Sir Simon, ela conta ao marido vários anos depois, ajudou-a a compreender o que é a vida, o que significa a morte e por que o amor é mais forte do que ambos.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

O Castelo Fantasma (depois de Oscar Wilde) (Das Gespensterschloß (nach Oskar Wilde)) MET DP848994

Filmes teatrais[editar | editar código-fonte]

  • The Canterville Ghost, um filme de Hollywood de 1944 com Charles Laughton no papel-título
  • Кентервильское привидение, um filme de animação soviético de 1970.
  • Bhoothnath, uma adaptação cinematográfica de Bollywood de 2008[2]
  • The Canterville Ghost, (Le Fantôme de Canterville) um filme franco-belga de 2016.
  • The Canterville Ghost, um longa-metragem de animação britânico com as vozes de Stephen Fry, Hugh Laurie e Miranda Hart, originalmente planejado para lançamento em 2016[3] e lançado em 2023.[4][5]

Na televisão[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Catálogo do American Film Institute, "Entre as muitas outras adaptações da história de Oscar Wilde estão as seguintes versões para televisão, todas intituladas The Canterville Ghost:"[6]

28 de setembro de 1949, na rede ABC, dirigido por Fred Carr e estrelado por Wendy Barrie e Edward Ashley.

20 de novembro de 1950, no programa Robert Montgomery Presents Your Lucky Strike Theatre da rede NBC, estrelado por Cecil Parker e Margaret O'Brien.[7]

12 de abril de 1951, na rede Du Mont, dirigido por Frank Wisbar, estrelado por Lois Hall, Reginald Sheffield e Bruce Lester.

Maio de 1953, versão sindicalizada da Ziv TV, dirigida por Sobey Martin, estrelada por John Qualen e Connie Marshall.

9 de novembro de 1966, The Canterville Ghost, um musical da televisão ABC de 1966 que foi ao ar em 2 de novembro e apresentava Douglas Fairbanks, Jr. Músicas apresentadas pelos compositores do Fiddler on the Roof, Jerry Bock e Sheldon Harnick.[8]

15 de outubro de 1986, para distribuição, dirigido por Paul Bogart, estrelado por John Gielgud, Ted Wass, Andrea Marcovicci e Alyssa Milano.

Em 27 de janeiro de 1996, um filme, The Canterville Ghost foi ao ar na ABC, estrelado por Patrick Stewart e Neve Campbell.

Em 31 de outubro de 2021, uma série da BYUtv e da BBC intitulada The Canterville Ghost estreou.[9][10][11]

Além da lista AFI:

  • The Canterville Ghost, um drama da televisão britânica de 1962 no BBC Sunday-Night Play com Bernard Cribbins.
  • Duch z Canterville, um curta-metragem de comédia polonês feito para a TV, exibido em 31 de maio de 1968, estrelado por Czesław Wołłejko e Anna Nehrebecka.[12]
  • The Canterville Ghost (1974), um filme feito para a TV estrelado por David Niven. exibido em 10 de março de 1975 nos Estados Unidos; também foi ao ar na Alemanha Ocidental e na França.
  • The Canterville Ghost, um filme para televisão de 1985 estrelado por Richard Kiley, na PBS.
  • The Canterville Ghost, um especial animado de televisão de 1988.
  • Episódio 7 da primeira série do programa antológico britânico Mystery and Imagination, que foi ao ar em 12 de março de 1966 e apresentava Bruce Forsyth como o fantasma. O episódio foi apagado após a transmissão, mas as gravações apenas de áudio sobreviveram.
  • The Canterville Ghost, um filme de 1996 para a televisão (ABC), estrelado por Patrick Stewart e Neve Campbell.
  • The Canterville Ghost, um filme de televisão britânico de 1997 estrelado por Ian Richardson e Celia Imrie.
  • The Canterville Ghost, um filme de animação australiano de 2001 para televisão da Burbank Films Australia.

No rádio e no áudio[editar | editar código-fonte]

  • The Canterville Ghost, uma transmissão de 18 de junho de 1945 do Lux Radio Theatre, com Charles Laughton e Margaret O'Brien reprisando seus papéis no filme de 1944 de mesmo nome.
  • Canterville Ghost, um drama de rádio de 1974 adaptado por George Lowthar para a série CBS Radio Mystery Theatre.
  • Uma dramatização de rádio foi transmitida pela BBC Radio 4 na véspera de Ano Novo de 1992.
  • Uma leitura da história por Alistair McGowan foi transmitida pela BBC Radio 7 em dezembro de 2007.
  • The Canterville Ghost, uma produção de audiolivro de 2011 de WF Howes narrada por Rupert Degas.[13]

Na mídia impressa[editar | editar código-fonte]

Uma versão em graphic novel foi publicada pela Classical Comics, em 2010, adaptada pelo escritor escocês Sean Michael Wilson. A obra teve arte de Steve Bryant e Jason Millet.

Na música[editar | editar código-fonte]

  • O Fantasma de Canterville (1965–1966) é uma ópera do compositor russo Alexander Knaifel com libreto de Tatiana Kramarova baseado na história de Wilde.
  • Bílý pán aneb Těžko se dnes duchům straší uma ópera do compositor tcheco Jaroslav Křička baseada na história de Wilde, libreto de JL Budín, estreada em 1929.[14] (As páginas da Wikipédia sobre Křička em tcheco, francês, alemão e russo contêm muito mais informações do que a página da Wikipédia em inglês, que é um esboço.)
  • A ópera Fantasma de Canterville, de Gordon Getty. Apresentação de estreia na Ópera de Leipzig em 9 de maio de 2015.
  • Tall Stories Theatre Company, criou uma adaptação musical da história que estreou no Festival Fringe de Edimburgo de 2018 e está em turnê desde então. (Resenha do Festival 2018 no site oficial)
  • "The Canterville Ghost" é uma música da banda austríaca de metal sinfônico Edenbridge no álbum Shine. A música é precedida por uma faixa introdutória chamada "The Canterville Prophecy".
  • "Dark Depth" é uma música da banda sérvia de thrash metal Alister do álbum Obscurity, fortemente influenciada pela história de Oscar Wilde.
  • "El Fantasma de Canterville" é uma canção do músico argentino Charly García.
  • Canterville – O musical é um musical de Flavio Gargano, Robert Steiner e Valentina De Paolis.
  • "The Ghost Of Canterville" é uma música da banda de hard rock Fans Of The Dark do álbum autointitulado de 2021 Fans Of The Dark. A música se concentra na trágica história de Sir Simon.

Referências

  1. Sherard, Robert Harborough (1906). The Life of Oscar Wilde (Abridged). New York: Mitchell Kennerley 
  2. Sonia Chopra. «Bhoothnath». Sify. Arquivado do original em 12 de abril de 2014 
  3. Bettridge, Daniel (25 de outubro de 2012). «Fry and Laurie to reunite for The Canterville Ghost». Radio Times. Consultado em 14 de Maio de 2014 
  4. «Animated Feature: Canterville Ghost». Deadline. 29 de Agosto de 2023 
  5. Mayorga, Emilio (11 de Maio de 2020). «India's Toonz to Co-Produce Oscar Wilde's 'The Canterville Ghost' Adaptation» 
  6. «AFI|Catalog». catalog.afi.com. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  7. «Television...... Highlights of the Week». Detroit Free Press. 19 de Novembro de 1950. p. 22. Consultado em 13 de Abril de 2021 – via Newspapers.com 
  8. Jones, Kenneth (28 de Julho de 2012). «Bock & Harnick TV Musical "The Canterville Ghost" Gets NYC Screening». Playbill. Consultado em 14 de Maio de 2014. Arquivado do original em 2 de Maio de 2014 
  9. «Oscar Wilde, The Canterville Ghost - Episode guide». BBC. 20 de dezembro de 2004. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  10. «Oscar Wilde's 'The Canterville Ghost' is being adapted by BBC as mini-series». British Period Dramas. 8 de setembro de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  11. «The Canterville Ghost: BYUtv Drops Teaser for Contemporary Adaption of Classic Story – The British TV Place». The British TV Place – Telly that bridges the Pond. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  12. «Duch z Canterville». FilmPolski.pl (em polaco). Consultado em 31 de Julho de 2023 
  13. The Canterville Ghost (Audiobook Review) Booklover Book Reviews
  14. www.qcm.cz, QCM s r o. «Bílý pán aneb Těžko se dnes duchům straší». Národní divadlo Brno (em checo). Consultado em 19 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]