Osteocondrite dissecante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Osteocondrite dissecante é uma degenerescência de um osso logo abaixo de uma superfície articular, de que resulta destacarem-se fragmentos de osso e cartilagem que se separam do tecido ósseo normal que os rodeava.

A osteocondrite dissecante afecta vulgarmente o joelho[1] e, de uma maneira geral, desencadeia-se durante a adolescência. A causa exacta é desconhecida, mas pensa-se que a doença seja devida à lesão de um pequeno vaso sanguíneo por baixo da superfície articular, lesão que pode ter origem num traumatismo. O fragmento destacado às vezes reimplanta-se, mas geralmente cai para dentro da articulação, tornando-se num corpo livre. Como sintomas, apontam-se uma sensação desconfortável de dor e um inchaço intermitente da articulação atingida; a presença de um corpo livre pode provocar crises de bloqueio articular.

A radiografia mostra a lesão da articulação e pode revelar a presença de qualquer corpo livre. Se o fragmento não estiver completamente separado, pode imobilizar-se a articulação num aparelho de gesso para permitir que ele se reimplante. Os corpos livres dentro do joelho podem ser removidos por meio de uma artroscopia.

A cratera deixado no osso por um fragmento destacado provoca uma solução de continuidade na lisura da superfície articular, aumentando as probabilidades do aparecimento de uma osteoartrite com a idade.

Referências

  1. Mestriner, Luiz Aurélio. «Osteochondritis dissecans of the knee: diagnosis and treatment». Revista Brasileira de Ortopedia. 47 (5): 553–562. ISSN 0102-3616. doi:10.1590/S0102-36162012000500003 
Ícone de esboço Este artigo sobre patologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.