Otto Jespersen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Otto Jespersen
Erro Lua em Módulo:I18n na linha 6: bad argument #1 to 'pairs' (table expected, got nil).
Nascimento 16 de julho de 1860
Randers
Morte 30 de abril de 1943 (82 anos)
Roskilde, Copenhaga
Cidadania Dinamarca
Alma mater Universidade de Oxford, Universidade de Copenhague
Ocupação linguista, esperantista, autobiógrafo, pedagogo, escritor, professor universitário
Empregador Universidade de Copenhague
[[[d:Erro Lua em Módulo:I18n na linha 6: bad argument #1 to 'pairs' (table expected, got nil).|edite no Wikidata]]]

Jens Otto Harry Jespersen (Randers, 16 de julho de 1860Roskilde, 30 de abril de 1943) foi um linguista dinamarquês que se especializou na gramática da língua inglesa. Ele nasceu em Randers, no nordeste de Jutlândia e freqüentou a Universidade de Copenhaga, ganhando títulos em inglês, francês e latim. Ele também estudou linguística em Oxford.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jespersen foi professor de inglês da Universidade de Copenhaga de 1893 a 1925. Juntamente com Paul Passy, fundou a Associação Fonética Internacional. Em 1907 ele esteve envolvido com a delegação que criou a língua auxiliar ido, e em 1928, ele desenvolveu a língua novial, a qual ele considerou uma melhora de ido.

Jespersen colaborou com Alice Vanderbilt Morris no desenvolvimento do programa de pesquisas da Associação Internacional de Línguas Auxiliares, que apresentou em 1951 a interlingua para o público em geral. Edward Sapir e William Edward Collinson também colaboraram com Morris.