Oxirredução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oxidação (oxirredução))
Ir para: navegação, pesquisa

As reações de oxirredução ou redox estão entre as mais comuns e importantes, estando envolvidas em uma grande variedade de processos, como, por exemplo, a ferrugem, respiração dos animais e dentre outras mais. A principal característica dessas reações é a transferência de elétrons de um átomo oxidado para o átomo reduzido, como, por exemplo, na reação química a seguir:

Zn(s) + 2H+(aq) → Zn2+(aq) + H2(g)

Onde o átomo de zinco (Zn(s)) é oxidado e tem seus elétrons transferidos para os íons de hidrogênio(H+(aq)). A transferência de elétrons nas reações redox produz energia na forma de calor, no entanto a transferência de elétrons nestas reações também pode produzir energia na forma de eletricidade. Uma particularidade das reações de oxirredução é que são termodinamicamente favoráveis, isto é, são reações espontâneas. 

Definição antiga ou clássica[editar | editar código-fonte]

Antigamente, o termo oxidação significava "combinar-se com o oxigênio".

Quando adquiriu-se o conhecimento da estrutura dos átomos, verificou-se que, quando um elemento ou uma substância combinava-se com o oxigênio, esta espécie química "perdia elétrons".

Definição atual[editar | editar código-fonte]

Modernamente, o termo "oxidação" significa "perder elétrons", ou ainda "aumento da reatividade", não necessariamente em presença de oxigênio (quando um elemento perde elétrons o seu estado de oxidação aumenta. Exemplo: Al0 → Al+3 + 3 e-).

Reação pilha de Daniell[editar | editar código-fonte]

Na reação que ocorre na pilha de Daniell:

Zn + CuSO4 → ZnSO4 + Cu

O zinco perdeu 2 elétrons, aumentando o seu número de oxidação de 0 para +2, sofrendo, portanto, o fenômeno da oxidação.

O reagente responsável pela oxidação é denominado "agente oxidante" ou simplesmente "oxidante" (embora ele mesmo se "reduza")ː no caso, é o CuSO4.

O ganho de elétrons por uma espécie química é denominado redução.

Nas pilhas, existem dois elétrodos. O elétrodo onde ocorre a oxidação é chamado de ânodo e o eletrodo onde ocorre a redução é chamado de cátodo.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Oxirredução

Ver também[editar | editar código-fonte]