PAL: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
YFdyh-bot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: et:PAL
Linha 7: Linha 7:


==Brasil (PAL-M)==
==Brasil (PAL-M)==
O [[Brasil]] utiliza uma variação do sistema, denominado [[PAL-M]], quando introduziu a televisão em cores, em [[1972]], com a transmissão da [[Festa da Uva]] em [[Caxias do Sul]].
O [[Brasil]] utiliza uma variação do sistema, denominado [[PAL-M]], quando introduziu a televisão em cores, em [[1972]], com a transmissão da [[Festa da Uva]] em [[Caxias do Su l]].
Ex: Meu pal é grande, meu pal meu pal


==Portugal==
==Portugal==

Revisão das 23h37min de 21 de outubro de 2012

 Nota: Se procura por outras acepções, veja Pal.
Sistema de codificação televisiva por nações. Países a usar o sistema PAL são mostrados em azul. (século XX)

PAL, (sigla em inglês de Phase Alternating Line), cuja tradução significa Linha de Fase Alternante, é uma forma de codificação da cor usada nos sistemas de transmissão televisiva, usado por boa parte do mundo excepto na maior parte das Américas, alguns paises Asiáticos (que usam o NTSC), partes do Médio oriente, Europa de Leste e França (que usam o sistema SECAM, apesar de a maioria deles estarem em processo de adoção do PAL). O PAL foi desenvolvido na Alemanha em 1962 por Walter Bruch, que trabalhara na empresa Telefunken, sendo apresentado em 1963 e introduzido em agosto de 1967.

A empresa francesa Thompson, onde Henri de France desenvolveu o SECAM, mais tarde comprou a Telefunken. A Thompson está também detrás da marca RCA em eletrónica de consumo. A RCA criou o padrão de TV em cores NTSC (antes da Thompson ter-se envolvido).

Brasil (PAL-M)

O Brasil utiliza uma variação do sistema, denominado PAL-M, quando introduziu a televisão em cores, em 1972, com a transmissão da Festa da Uva em Caxias do Su l. Ex: Meu pal é grande, meu pal meu pal

Portugal

Em Portugal a introdução da televisão a cores foi lenta, acabando por ser adoptado o sistema PAL.

  • 1976 - Emissões experimentais da RTP a cores das eleições legislativas, presidenciais e autárquicas. Para além destes eventos exisitiam mais testes durante alguma horas do dia, utilizando os sistemas PAL e SECAM.[1]
  • 1979 - As emissões a cores são autorizadas politicamente a partir de Março de 1980. Por obrigatoriedade europeia, os Jogos Sem Fronteiras são o primeiro programa que a RTP transmite a cores, antecipando assim a "estreia oficial" que seria no aniversário da RTP do ano seguinte.
  • 1980 - A 7 de março de 1980 a RTP inicia finalmente as emissões a cores.
  • 1994 - foi introduzido o sistema PALplus (trazendo consigo o ecrã panorâmico) que, apesar de alguma adesão inicial, acabou por não vingar.
  • 2012 - Com a introdução da Televisão Digital Terrestre o sistema PAL passa apenas a ser utilizado por operadores de cabo nos respetivos serviços analógicos.

Ver também

Ligações externas

(em inglês)World Television Standards: Tabela contendo o Sistema de TV utilizado por país.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.