Palestina (Peru)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Tambopata

Palestina é um povoado localizado na província de Purus, no Departamento de Ucayali, no Peru.[1]

Historia[editar | editar código-fonte]

Palestina era um campo onde se criavam vacas e as pessoas viviam en suas chácacras. Um dia o prefeito veio visitar e convocou uma reunião. Disse na reunião: "Por que vocês vivem em suas fazendas? Se vocêa vierem a viver nesta cidade eu vou apoiá-los a construi casas. Foi assim que, em 1994 Palestina foi formado.[2][3]

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Além da pecuária, em Palestina se cultivam cereais como arroz e milho, bem como uma grande variedade de frutas: ananás, banana, coco, cubiu, limão, laranja, pupunha, granadilla e tangerina.

Costumes[editar | editar código-fonte]

No povoado são celebradas algumas festas nacionais: Dia das mães, Dia dos pais e Dia do trabalhador. Também se costuma celebrar o aniversário da fundação do povoado, da igreja a cada 12 de novembro. Ademais se celebram as festas rurais: a colheita e a semeadura de melancia, a semeadura de caywa, e a colheita de arroz, após um ano.

Documentário[editar | editar código-fonte]

Um documentário sobre este povoad foi criado com o nome de Web, em cooperação entre a Fundação Wikimedia e a organização sem fins lucrativos A Human Right.[3] O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales faz uma aparição neste filme, onde descreve o impacto do projeto internacional Um laptop por criança, incluindo imagens de crianças em sua escola, sendo ensinadas a como escrever o artigo de seu povo na Wikipédia em espanhol.

Referências

  1. Carta Nacional del Perú de Palestina. Preperado por el Instituto Geográfico Nacional (IGN) y la Agencia Cartográfica de Defensa (DMA). 1994.
  2. Entrevista con Dionisia Paucar Matos. 26 de mayo de 2010.
  3. a b Web: The Film