Rio Purus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Purus)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Purus
SRdoPurus.jpg

Rio Purus na Altura de Santa Rosa do Purus, estado do Acre

Purusrivermap.png

Bacia Amazônica com a localização do rio Purus.

Localização
Continente
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
2 960 kmVisualizar e editar dados no Wikidata
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
365 000 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Nascente
Arco Fitzcarrald
Afluentes
principais
Rio Acre, Rio Iaco, Rio Chandless, Rio Tapauá, Inauini River (en), Rio Ituxi, Pauini River (en), Santa Rosa River (en), Sepatini River (en), Umari River (en), Ipixuna River (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
8.400 m³/s
Foz

O rio Purus é um curso de água da Amazônia, que percorre o território do Peru e dos estados brasileiros do Acre e do Amazonas.

É um rio muito sinuoso, com águas brancas e exuberante beleza natural. É o último grande afluente da margem direita do rio Solimões (nome dado ao rio Amazonas antes do encontro com o rio Negro). Por causa da sua alta riqueza de espécies e grande produtividade o rio vem sofrendo grande exploração antrópica: pesca, caça, exploração madeireira e agricultura familiar.

Aproximadamente 40% do desembarque pesqueiro da cidade de Manaus é proveniente de seus lagos de várzea. Existem grandes reservas naturais nas suas margem: a Reserva Biológica do Abufari e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piagaçu-Purus (ambas no estado do Amazonas) e a Floresta Estadual do Chandless (no Acre).

O Rio Purus tem suas nascentes nas colinas do Arco Fitzcarrald, situado na floresta baixa Peruana dos departamentos de Ucayali e Madre de Dios. Esse conjunto de cabeceiras representa um dos lugares mais inacessíveis do Peru (CTC, 2003). O rio Purus entra no Brasil pelo estado do Acre no município de Santa Rosa do Purus, passando pelo município de Manoel Urbano e entra no estado do Amazonas pelo município de Boca do Acre onde recebe as águas do rio Acre. Segue pelo estado do Amazonas até desaguar no rio Solimões. Seu curso é caracterizado pelo aspecto meândrico e pela água barrenta, rica em sedimentos andinos, classificado como rio de água branca (ZEE, 2000).

Por se tratar de um rio internacional (Peru e Brasil) e interestadual (Acre e Amazonas), a base das ações voltadas ao desenvolvimento da região não pode limitar-se a aspectos geopolíticos. Essas ações devem estar em consonância com o conceito de bacia hidrográfica, além de respeitarem os aspectos culturais e a economia da região.

Santa Rosa do Purus.jpg

Dentro do estado do Acre, a população às margens do rio Purus é de aproximadamente 14,323 habitantes, distribuídos entre os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. Às margens do rio Iaco, importante afluente, no município de Sena Madureira (Acre), encontram-se aproximadamente 41.740 habitantes.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.