Palhaço Pimentinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Walter Seyssel, mais conhecido pelo nome artístico Pimentinha (Juiz de Fora, 16 de junho de 1926Itu, 17 de julho de 1992) foi um ator e palhaço brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Walter Seyssel foi sobrinho do famoso palhaço Arrelia, Waldemar Seyssel. Foi casado com a artista circense e apresentadora da TV Record nos anos 50 e 60 Amélia Rocha Seyssel, cujo o nome de solteira é Amélia de Oliveira Rocha, nome que voltou a utilizar após a separação do casal em 1967. Membro de uma das familias mais tradicionais do mundo do circo brasileiro, os "Seyssel", entrou pela primeira vez no picadeiro, aos 2 anos de idade. Trabalhou com o seu tio Arrelia nos anos 50, primeiro na TV Paulista e depois foi para a TV Record no "Cirquinho do Arrelia". Pimentinha era caracterizado como Clown, o palhaço que pinta o rosto inteiro de branco e utiliza um chapeu em forma de cone na cabeça.[1] Em 1975, fez o filme O Trapalhão na Ilha do Tesouro.[2]

Pimentinha faleceu aos 66 anos de idade em 1992 na cidade de Itu. Em sua homenagem, foi fundada a escola Walter Seyssel em Itu.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Pimentinha - série palhaços brasileiros». www.iar.unicamp.br. Consultado em 01 de fevereiro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Personalidade: Walter Seyssel - InterFilmes.com». www.interfilmes.com. Consultado em 01 de fevereiro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Itu.com.br - EMEI Walter Seyssel - Pimentinha». www.itu.com.br. Consultado em 01 de fevereiro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.