Paolo Burali d'Arezzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paolo Burali d'Arezzo
Beato da Igreja Católica
Arcebispo de Nápoles
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Ordem Teatinos
Diocese Arquidiocese de Nápoles
Nomeação 19 de junho de 1576
Predecessor Mario Carafa
Sucessor Annibale di Capua
Mandato 1576 - 1578
Ordenação e nomeação
Profissão Solene 2 de fevereiro de 1558
Ordenação diaconal 5 de março de 1558
Ordenação presbiteral 26 de março de 1558
Nomeação episcopal 23 de julho de 1568
Ordenação episcopal 1 de agosto de 1568
por Scipione Rebiba
Nomeado arcebispo 19 de junho de 1576
Cardinalato
Criação 17 de maio de 1570
por Papa Pio V
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santa Pudenciana
Santificação
Beatificação 8 de junho de 1772
por Papa Clemente XIV
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 17 de junho
Dados pessoais
Nascimento Itri
1511
Morte Nápoles
17 de junho de 1578 (67 anos)
Nome religioso Irmão Paolo Burali d'Arezzo
Nome nascimento Scipione Burali
Nacionalidade italiano
Funções exercidas -Bispo de Placência (1568-1576)
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Paolo Burali d'Arezzo (Itri, Janeiro de 1537 - Nápoles, 17 de junho de 1578) foi um cardeal do século XVI

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Itri, 1511. Segundo filho de Paolo Burali, de família nobre originária de Buro, França que migrou para Arezzo; e Vittoria Olivares, de família nobre originária de Barcelona, ​​Espanha; eles possuíam uma casa em Arezzo e o nome da cidade foi incorporado ao sobrenome da família. Seu nome de batismo era Scipione. Ele também está listado como Pauli de Aretio e Paulus Aretius.[1]

Educação[editar | editar código-fonte]

Entrou na Universidade de Salerno em 7 de novembro de 1527; depois frequentou a Universidade de Bolonha, onde foi seu professor Ugo Boncompagni, futuro Papa Gregório XIII; obteve o doutorado in utroque iure , direito canônico e civil, em 19 de agosto de 1536.[1].

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Depois de terminar seus estudos, foi para Nápoles; lá foi advogado e juiz em Nápoles por doze anos; por sua retidão e integridade, foi chamado de amico della verità e padre dei poveri, amigo da verdade e pai dos pobres. Em 1549, quando planejava se retirar para sua cidade natal para seguir uma vida mais tranquila e espiritual, foi nomeado conselheiro real e juiz criminal pelo imperador Carlos V e, posteriormente, Fernando de Toledo o nomeou auditor geral do exército. Em 1555, o rei de Nápoles o enviou ao Papa Paulo IV e depois à corte espanhola para resolver as questões e controvérsias de caráter civil e eclesiástico; o papa expressou seu desejo de nomeá-lo auditor da Sagrada Rota Romana, mas ele recusou. Durante todo esse tempo teve o veneziano Theatine Giovanni Marinoni, do convento de S. Paolo Maggiore em Nápoles, como seu conselheiro espiritual. Ingressou na Congregação dos Clérigos Regulares Teatinos, em 25 de janeiro de 1557; mudou seu nome para Paolo; professou em 2 de fevereiro de 1558; recebeu o diaconato, 5 de março de 1558; Andrea Avellino, futuro santo, estudou com ele durante o noviciado e os estudos sacerdotais.

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Ordenado em 26 de março de 1558. Em 1564, o Papa Pio IV pediu às autoridades napolitanas que o enviassem como embaixador à corte espanhola para tentar moderar a atividade do Tribunal da Inquisição em Nápoles. Recusou a nomeação episcopal para as sedes de Castellammare, Crotone e Brindisi. Superior nas casas teatinas de S. Paolo Maggiore, Nápoles (duas vezes); e S. Silvestro em Monte-Cavallo, Roma.[1].

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Eleito bispo de Piacenza, em 23 de julho de 1568. Consagrado, domingo, 1º de agosto de 1568, igreja de S. Silvestro em Monte-Cavallo, Roma, pelo cardeal Scipione Rebiba, auxiliado por Giulio Antonio Santori, arcebispo de Santa Severina, e por Thomas Goldwell, bispo de São Asaph. Aplicou na diocese e no seminário os decretos do Concílio de Trento; pediu Andrea Avellino, Theat., futuro santo, para guiar o seminário. Sínodos diocesanos celebrados em 1570 e 1574.[1].

Cardinalado[editar | editar código-fonte]

Criado cardeal sacerdote no consistório de 17 de maio de 1570; recebeu o gorro vermelho e o título de S. Pudenziana, em 20 de novembro de 1570. Chamado Cardeal d'Arezzo. Participou do conclave de 1572, que elegeu o Papa Gregório XIII. Promovido à sede metropolitana de Nápoles, em 19 de setembro de 1576. Começou a aplicação dos decretos do Concílio de Trento naquela arquidiocese e em 1577 publicou um catecismo para os sacerdotes. Ele foi para Torre del Greco, ao lado do Vesúvio, por alguns dias para tentar recuperar a saúde; enquanto estava lá, ele caiu e fraturou o fêmur; por isso, ele teve que retornar a Nápoles.[1].

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu em Nápoles 17 de junho de 1578. Sepultado, segundo seu testamento, na cripta da basílica de S. Paolo Maggiore, Nápoles, junto aos corpos e relíquias de São Caetano de Thiene, cofundador dos Teatinos, e do Beato Giovanni Marinoni, seu diretor espiritual. Em 1624, quando começou o processo de beatificação, o cardeal Décio Carafa, arcebispo de Nápoles, transferiu os restos mortais para um local mais conveniente na mesma igreja; em 1644, o corpo foi trasladado para a capela de Purità, também na igreja de S. Paolo Maggiore[1].

Beatificação[editar | editar código-fonte]

Beatificado em 8 de junho de 1772 pelo Papa Clemente XIV. Sua festa é celebrada em 17 de junho.[1].

Referências

  1. a b c d e f g «Paolo Burali d'Arezzo» (em inglês). cardinals. Consultado em 7 de agosto de 2023