Parque Estadual Encontro das Águas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Estadual Encontro das Águas
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização Mato Grosso, Brasil Brasil
Dados
Área 108,960 ha
Criação 2004

O Parque Estadual Encontro das Águas foi criado em 22 de dezembro de 2004 pelo decreto 4.881, com superfície de 108,960 ha, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço[1], ao sul de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, região centro-oeste do Brasil.

É localizado nas bacias dos rios Cuiabá, Piquiri[2], Cassange, Pirigara, Três Irmãos e Alegre.

Com o acesso existente pela rodovia MT-060 que liga Poconé a Porto do Joffre[2], e proximidade à capital do estado, a unidade de conservação apresenta grande potencial turístico que começou a ser explorado logo após a sua criação, sem a necessária organização.

A região sofre com legislações conflitantes dos diversos órgãos encarregados de resolver os crescentes problemas sociais e conservacionistas[3] surgidos com a população nativa, fazendas de gado, criação da reserva e exploração turística.

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «PES Encontro das Águas | Unidades de Conservação». uc.socioambiental.org. Consultado em 23 de fevereiro de 2018. 
  2. a b «Passeios». portojofre.com.br. Consultado em 23 de fevereiro de 2018. 
  3. «Audiência em Poconé vai discutir criação do Parque Estadual Encontro das Águas - Notícias - SEFAZ». www5.sefaz.mt.gov.br. Consultado em 23 de fevereiro de 2018.