Saltar para o conteúdo

Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
"A Lenda do Parque"
Linha 10: Linha 10:
[[Categoria:Parques estaduais de Mato Grosso|Serra de Ricardo Franco]]
[[Categoria:Parques estaduais de Mato Grosso|Serra de Ricardo Franco]]
[[Categoria:Vila Bela da Santíssima Trindade]]
[[Categoria:Vila Bela da Santíssima Trindade]]

Seria muito bonito se todas essas palavras acima fossem verdadeiras. A grande lenda sobre a criação do Parque Serra de Ricardo Franco, localizado no Munícipio de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso, inicia desde a data de sua criação no qual não foi repassado aos proprietários locais as devidas indenizações, vindo prolongar durante decadas a sua exploração.
Sou proprietário de uma pequena área localizada nas áreas do "Tal Parque", em 2003 foi feito um levantamento pela FEMA (orgão ambiental do governo de Mato Grosso), nos dizendo que em breve seriamos endenizados, e que, apartir daquela data não poderia ser mais explorada a área, onde faço como minha principal fonte de renda, vivendo da pecuária de corte. O que me deixa indignado é que já se vão mais dez anos, e o governo Federal nem Estadual dão uma resposta positiva, e meus títulos estão bloqueados no INCRA, recentemente, em 2011 dei entrada de novos documentos na nova repartição do MDA, o TERRA LEGAL e até hoje. NADA!

QUE PAÍS É ESSE?!?!

Revisão das 21h29min de 31 de agosto de 2013

O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, foi criado pelo Decreto 1.796, de 4 de novembro de 1997, com uma área de 158.620 hectares. Está localizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, estado de Mato Grosso, região centro-oeste do Brasil. Apresenta uma fauna com características tanto da Província Amazônica quanto da Cariri-Bororó, além de espécies endêmicas.

O boto-cinza (Inia geoffrensis) e o boto-cor-de-rosa (Sotalia fluviatilis) espécies amazônicas que sobem o rio Guaporé são facilmente observados próximos à cidade de Vila Bela. A lontra (Lutra longicaudis) e a ariranha (Pteronura brasiliensis) espécies ameaçadas de extinção, aparecem em pequenos grupos ou casais isolados às margens do mesmo rio.

O parque não possui nenhum tipo de infra-estrutura gerencial, o que dificulta o controle de problemas fundiários, pois toda a área pertence a iniciativa privada, necessitando ainda de demarcação.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Unidade de Conservação da Natureza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Seria muito bonito se todas essas palavras acima fossem verdadeiras. A grande lenda sobre a criação do Parque Serra de Ricardo Franco, localizado no Munícipio de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso, inicia desde a data de sua criação no qual não foi repassado aos proprietários locais as devidas indenizações, vindo prolongar durante decadas a sua exploração. Sou proprietário de uma pequena área localizada nas áreas do "Tal Parque", em 2003 foi feito um levantamento pela FEMA (orgão ambiental do governo de Mato Grosso), nos dizendo que em breve seriamos endenizados, e que, apartir daquela data não poderia ser mais explorada a área, onde faço como minha principal fonte de renda, vivendo da pecuária de corte. O que me deixa indignado é que já se vão mais dez anos, e o governo Federal nem Estadual dão uma resposta positiva, e meus títulos estão bloqueados no INCRA, recentemente, em 2011 dei entrada de novos documentos na nova repartição do MDA, o TERRA LEGAL e até hoje. NADA!

QUE PAÍS É ESSE?!?!