Partido Reformista Social Cristão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Partido Reformista Social Cristão
Partido Reformista Social Cristão
Presidente Quique Antún
Secretário Rafael Papito Cruz
Fundador Joaquín Balaguer
Fundação 24 de junho de 1984 (39 anos)
Sede Santo Domingo
Ideologia Reformismo
Democracia Cristã
Conservadorismo
Liberalismo económico
Espectro político Centro-direita
Ala de juventude Juventud Reformista Social Cristiana (JRSC)
Dividiu-se de Partido Reformista
Fusão Incorporou o Partido Revolucionário Social Cristão
Prefeitos
4 / 131
Senadores
5 / 32
Deputados federais
5 / 190
Parlamento Centro-Americano
0 / 20
Cores Vermelho
Slogan "Sem privilégios nem injustiça."
Sigla PRSC

O Partido Reformista Social Cristão (PRSC) é um partido político da República Dominicana, formado pela fusão do Partido Reformista (estabelecido em 1963 por Joaquín Balaguer, que nesse momento estava exilado nos Estados Unidos) e o Partido Revolucionário Social Cristão, tem uma linha de reformismo, democracia cristã, conservadorismo social e liberalismo econômico, se posicionado na centro-direita do especto político.

Alguns dos fundadores do PRSC e seus líderes, foram originalmente líderes empresários e católicos opositores ao comunismo, democracia socialista e tendências social-democratas de Juan Bosch, do Partido Revolucionário Dominicano e o Partido da Libertação Dominicana, respectivamente.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Emblema usado pelo Partido Reformista até a fusão

O Partido Reformista foi fundado em 1963 pelo então ex-presidente Joaquín Balaguer no exílio nos Estados Unidos. Para fazer uma oposição ao PRD que estava no poder e era comandado por Juan Bosch, depois da Guerra Civil Dominicana, em 1966, o partido concorreu nas eleições gerais daquele ano, onde Balaguer venceu com 57,66% dos votos contra 39,04% de Bosch. [2] além de obter maioria nas duas casas do congresso.

Os 12 anos de Balaguer

Nos seus 12 anos de governo de Joaquín Balaguer, o país conseguiu se desenvolver economicamente após a ditadura de Rafael Trujillo e a guerra civil, porém, seu governo recebeu diversas reclamações de perseguições contra opositores, principalmente do PRD, o que fez o partido se retirar das eleições de 1970 e 1974 no dia anterior à eleição.

Eleição de 1978

Nas eleições de 1978, o clima era tenso, enquanto os governistas temiam uma derrota a coligação da oposição liderada pelo PRD, na oposição, o medo era de uma fraude por parte dos governistas, o PRD fez uma campanha pesada e conseguiu vencer com 52% de Antonio Guzmán contra 43% de Balaguer, durante a contagem, os militares pararam a contagem para impedir a posse de Guzmán, mas o presidente pediu para que continuasse a contagem. No fim, o PRD conseguiu a maioria no congresso.

Fusão e retomada

Após as derrotas do partido em 1978 e 1982, o partido se fundiu em 1984 se fundiu com o Partido Revolucionário Social Cristão formando o Partido Reformista Social Cristão. Em 1986, o partido lançou Joaquín Balaguer pela 6° vez seguida, mesmo com 80 anos, com a divisão do PRD e a fundação do PLD, Balaguer venceu com uma vantagem apertada 41 a 39 contra Jacobo Majluta. O Partido conseguiu o controle do Senado, porém a Câmara ficou no controle do PRD.

Mais 10 anos no poder.

Balaguer foi reeleito em 1990 (conseguiu maioria no Senado) e 1994 (sem o controle do congresso), mas após acusações de fraude, se fez um acordo com o líder do Partido Revolucionário Dominicano, o ex-prefeito de Santo Domingo, José Francisco Peña Gómez conhecido como "Pacto por la democracia" (Pacto pela democracia), onde limitava o mandato do presidente para 2 anos, onde seriam convocadas novas eleições e Balaguer não concorreria, colocando o fim do PRSC no poder.

Decadência

Nas eleições de 1996, o vice-presidente Jacinto Peynado foi lançado como candidato pelo partido não avançando ao segundo turno. O presidente anunciou seu apoio ao candidato do PLD Leonel Fernández que venceu por 52% a 48% de Peña Gómez. Em 2000, Balaguer concorreu mais uma vez, mesmo com 94 anos e cego por causa de um glaucoma, ele terminou en 3° lugar. Naquela eleição, Hipólito Mejía (PRD) terminou em 1° com 49,9%, Danilo Medina (PLD) em 2° com 24,9% e Balaguer com 24,6% (uma diferença de 10,997 votos). Danilo procurou Balaguer para refazer a "aliança patriótica" que tinham feito 4 anos antes, mas, Balaguer recusou, fazendo Medina entregar a presidência para Mejía. O Partido decaiu ainda mais depois da morte de Balaguer, o PRSC lançou candidaturas próprias em 2004 com Edurdo Estrella e em 2008 com Amable Aristy obtendo 8,65 e 4,56% dos votos respectivamente. A partir daí, o partido focou em fazer com antigos rivais, em 2012, o PRSC aliou-se com o PLD e em 2016 e 2020 com o Partido Revolucionário Dominicano, assim, fazendo parte da coligação que elegeu o presidente Luis Abinader. Hoje o PRSC conta com 6 deputados e 5 senadores sendo a 3° maior bancada do congresso nacional.

Referências[editar | editar código-fonte]