Pei Mian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pei Mian
Nascimento 703
Morte 5 de janeiro de 770
Cidadania Dinastia Tang
Progenitores
  • Pei Ji
Filho(a)(s) Pei Jing
Ocupação político

Pei Mian (chinês: 裴冕; falecido em 5 de janeiro de 770[1]), nome de cortesia Zhangfu (章甫), formalmente o Duque de Ji (冀公), foi um político chinês durante a dinastia Tang, servindo como chanceler durante os reinados do Imperador Suzong e do Imperador Daizong. Ele era conhecido por sua fidelidade à dinastia Tang durante os tempos difíceis da Rebelião de An Lushan, mas também era visto com desdém pelos historiadores por sua ganância material.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Não se sabe quando Pei Mian nasceu. Ele era de um clã proeminente de Hedong (河東, na moderna Yuncheng, Shanxi), que traçava sua ascendência a funcionários da dinastia Han, Cao Wei, [[Dinastia Jin (265-420) ]], Yan Anterior, Qin Posterior, Wei do Norte, e dinastia Tang. Seu avô Wei Zhi (韋陟) atuou como conselheiro militar de um prefeito, e seu pai Wei Ji (韋紀) serviu como secretário-geral do Condado de Chang'an, um dos dois condados que compunham a capital Tang de Chang'an.[2]

Durante o reinado do Imperador Xuanzong[editar | editar código-fonte]

No início da era Tianbao do Imperador Xuanzong (742–756), devido ao status de seus ancestrais como funcionários imperiais, Pei Mian foi nomeado xerife do Condado de Weinan (na moderna Weinan, Xianxim), e tornou-se conhecido por suas habilidades administrativas. Quando Wang Hong (王鉷), o chefe dos censores imperiais, assumiu o cargo adicional de inspetor da região de Chang'an, ele designou Pei como seu assistente. Pei mais tarde serviu como censor imperial, inicialmente com a baixa patente de Jiancha Yushi (監察御史), e depois com a patente mais alta de Dianzhong Shi Yushi (殿中侍御史).

Dizia-se que, embora Pei não fosse muito letrado, era diligente, responsável e decidido, e Wang dependia muito dele. Em 752, quando Wang Hong foi implicado em um complô de seu irmão Wang Han (王銲) e foi forçado a cometer suicídio, seus vários centenas de subordinados nem ousaram se aproximar da porta de Wang Hong, exceto Pei, que pessoalmente levou o corpo de Wang Hong e o enterrou adequadamente. Ele tornou-se renomado por isso, e em 753, Geshu Han, o governador militar (jiedushi) do Circuito Hexi (河西, com sede em Wuwei, Gansu), o convidou para servir como oficial abaixo de Geshu.

Durante o reinado do Imperador Suzong[editar | editar código-fonte]

Em 755, o governador militar An Lushan se rebelou e, até 756, estabeleceu um novo estado de Yan. Além disso, as forças de Yan estavam se aproximando de Chang'an, forçando o Imperador Xuanzong a fugir em direção ao Comando de Shu (蜀郡, aproximadamente a moderna Chengdu, Sichuan). No entanto, o filho do Imperador Xuanzong, Li Heng, o Príncipe Herdeiro, não seguiu o Imperador Xuanzong e, em vez disso, dirigiu-se para o importante posto militar de Lingwu.

Enquanto isso, Pei, que havia recebido uma convocação para servir como vice-chefe dos censores imperiais (御史中丞, Yushi Zhongcheng), encontrou Li Heng em Pingliang e acompanhou Li Heng até Lingwu. Posteriormente, incentivado por Pei e Du Hongjian, Li Heng se declarou imperador lá (como Imperador Suzong)[3]— um ato que o Imperador Xuanzong reconheceria quando as notícias chegassem até ele posteriormente. O Imperador Suzong nomeou Pei como Zhongshu Shilang (中書侍郎), o vice-chefe do escritório legislativo do governo (中書省), e lhe deu a designação Tong Zhongshu Menxia Pingzhangshi (同中書門下平章事), tornando-o um chanceler de facto.

Dizia-se que Pei era fiel e diligente como chanceler, e recebeu o apoio do povo. No entanto, também se dizia que ele não era sábio e, acreditando ser necessário arrecadar dinheiro para uso do governo, defendia a venda de cargos governamentais por dinheiro e também permitia que pessoas se tornassem monges budistas e taoístas e os usava para arrecadar mais dinheiro. Como resultado, as honras políticas se tornaram sem valor. Após o Imperador Suzong, gradualmente avançando de volta para Chang'an, mudar-se para Fengxiang (鳳翔, na moderna Baoji, Xianxim) na primavera de 757, Pei foi feito You Pushe (右僕射), um dos chefes do escritório executivo (尚書省, Shangshu Sheng), e não mais chanceler. No outono de 757, quando as forças de Tang e Huige recapturaram Chang'an, foi Pei quem o Imperador Suzong enviou a Chang'an para confortar o povo e oferecer sacrifícios ao templo ancestral imperial. O Imperador Suzong o nomeou Duque de Ji.

Em 758, quando o Imperador Xuanzong deu sua filha, a Princesa Ningguo, em casamento ao Bayanchur Khan de Huige, Pei foi enviado para escoltar a Princesa Ningguo até a fronteira, embora não até a sede de Huige. Posteriormente, Pei foi nomeado prefeito da Municipalidade de Chengdu e governador militar do Circuito de Xichuan (西川, com sede em Chengdu), embora tenha sido posteriormente convocado novamente para ser You Pushe.

Em 761, quando o poderoso eunuco Li Fuguo queria ser chanceler e o Imperador Suzong, que nesse ponto estava com medo de Li Fuguo, recusou com base no fato de que ele não tinha o apoio dos oficiais, Li Fuguo tentou persuadir Pei a recomendá-lo. O Imperador Suzong disse ao chanceler Xiao Hua que se um oficial importante (ou seja, alguém como Pei) recomendasse Li Fuguo, ele não teria mais desculpa para recusar o pedido de Li Fuguo. Quando Xiao discutiu isso posteriormente com Pei, a resposta de Pei foi:

Certamente não farei isso. Meu braço pode ser cortado antes que ele se torne chanceler.

Posteriormente, Li Fuguo não conseguiu se tornar chanceler enquanto o Imperador Suzong estava vivo, muito para o ressentimento de Li Fuguo.

Durante o reinado do Imperador Daizong[editar | editar código-fonte]

Em 762, o Imperador Suzong faleceu. Após uma luta pelo poder entre a esposa do Imperador Suzong, Imperatriz Zhang, e Li Fuguo, este último prevaleceu, matou a Imperatriz Zhang e posteriormente apoiou o príncipe herdeiro do Imperador Suzong, Li Yu, como imperador (como Imperador Daizong). Enquanto isso, Pei Mian foi encarregado de construir um túmulo imperial para o Imperador Suzong e, para agradar Li Fuguo, designou o associado próximo de Li Fuguo, Liu Xuan, como seu assistente. Após a remoção de Li Fuguo em 762, Pei teve desentendimentos com o eunuco recém-poderoso Cheng Yuanzhen e, assim, foi rebaixado a prefeito de Shi Prefecture. Vários meses depois, ele foi transferido para ser prefeito de Li Prefecture e eventualmente foi convocado para ser Zuo Puye, o outro chefe do bureau executivo.

Durante o reinado do Imperador Daizong[editar | editar código-fonte]

Em 762, o Imperador Suzong faleceu. Após uma luta pelo poder entre a esposa do Imperador Suzong, Imperatriz Zhang, e Li Fuguo, este último prevaleceu e assassinou a Imperatriz Zhang, apoiando subsequentemente o príncipe herdeiro do Imperador Suzong, Li Yu, como imperador (como Imperador Daizong). Enquanto isso, Pei Mian foi encarregado de construir um túmulo imperial para o Imperador Suzong e, para agradar Li Fuguo, designou o associado próximo de Li Fuguo, Liu Xuan (劉烜), como seu assistente.

Após a remoção de Li Fuguo em 762, Pei teve desentendimentos com o eunuco recém-poderoso Cheng Yuanzhen, e foi rebaixado para ser o prefeito do Prefeitura de Shi (施州, aproximadamente a moderna Prefeitura Autônoma Tujia e Miao de Enshi, Hubei). Vários meses depois, ele foi transferido para ser o prefeito da Prefeitura de Li (澧州, aproximadamente Changde, Hunan), e eventualmente foi chamado de Zuo Puye (左僕射), o outro chefe do departamento executivo.

Até 769, o chanceler Yuan Zai era a figura mais poderosa na corte. Yuan estava grato a Pei por tê-lo recomendado no passado e, portanto, quando Du Hongjian, que na época era chanceler, faleceu naquele ano, Yuan recomendou Pei para ser novamente chanceler, tanto para retribuir a Yuan quanto para controlar ainda mais o governo, considerando a idade avançada e a doença de Pei. Quando Pei estava recebendo sua comissão como chanceler, conforme os costumes, ele estava dançando para mostrar gratidão ao imperador, mas enquanto dançava, ele caiu no chão, e Yuan teve que ajudá-lo a se levantar e a agradecer em seu nome. Pei faleceu por volta do ano novo de 770 e foi honrado postumamente. O Imperador Daizong ainda enviou uma premiação de seda e grãos para sua família. No entanto, nenhum nome póstumo foi registrado para ele.

Dizia-se que Pei, apesar de sua fidelidade, também era conhecido pelo desperdício, gastando muitos recursos em seus carros, suas roupas, sua comida e seus cavalos. Ele inventou uma forma de adorno para a cabeça que foi imitada por outros e que ficou conhecida como Forma Puye (僕射樣). Quando ele sucedeu Du como chanceler, seu subordinado relatou a ele a quantidade de salário adicional que ele estaria ganhando, e ele ficou satisfeito com o ganho, provocando escárnio daqueles que o viram.

Referências