Philippe Soupault

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Philippe Soupault
Philippe Soupault
Nascimento 2 de agosto de 1897
Chaville, França
Morte 12 de março de 1990 (92 anos)
Paris, França
Nacionalidade francês
Cônjuge Ré Richter (1937-1990)
Ocupação Escritor, jornalista e político
Empregador(a) Swarthmore College

Philippe Soupault (Chaville, França, 2 de agosto de 1897 - Paris, 12 de março de 1990) foi um escritor, jornalista e político francês, um dos iniciadores do dadaísmo na França e fundador do surrealismo.

Após o aparecimento do movimento Dada iniciado por Tristan Tzara, em 1916, participa ativamente, junto com André Breton e Louis Aragon, na sua difusão.

Em 1920, com Breton, funda o surrealismo, mas é expulso do grupo, seis anos mais tarde, por ser contrário à sua organização.

Em meados de 1920 visita Portugal e conhece o poeta Fernando Pessoa. Anos depois, escreverá a respeito deste encontro: "Ah, Pessoa! Que homem torturado, que infeliz! No entanto, lembro-me de o ver rir uma vez. Foi quando brincou comigo por eu gostar muito de porto branco..."

Ele viveu na Tunísia, na II Guerra Mundial, foi preso pelos nazistas e, uma vez libertado, em 1943 estabeleceu-se em Argel. Após o conflito, ele se mudou para os Estados Unidos, retornando mais tarde para a França.

Entre as suas obras estão Os Campos Magnéticos,1920, que elaborou com Breton, considerado o marco inicial do movimento surrealista. No mesmo ano é sua obra poética Rosa dos Ventos. Dos romances se destacam O Bom Apóstolo (1923) e As últimas noites de Paris (1928). Da sua incursão no terreno dos ensaios campo é singular Guillaume Apollinaire (1928). Em Memórias do Esquecimento na década de 1980, finalizou a sua vasta produção.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver o artigo "Soupault, Philippe" em Martins, Fernando Cabral (organização), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Ed. Caminho, 2008.

Referências

Fonte da tradução[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Philippe Soupault».
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.