Pico de Orizaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pico de Orizaba
Pico de Orizaba
Pico de Orizaba está localizado em: México
Pico de Orizaba
Pico de Orizaba, México
Coordenadas 19° 1' N 97° 16' O
Altitude 5610 m (18406 pés)
Proeminência 4922 m
Posição: 7
Cume-pai: Maciço Logan
Isolamento 2 690 km
Listas Ultra
Sete cumes vulcânicos
Ponto mais alto de um país
Localização Fronteira Puebla - Veracruz, México
Cordilheira Cintura vulcânica transmexicana
Primeira ascensão 1848 por F. Maynard & G. Reynolds
Rota mais fácil escalada por neve e gelo

O vulcão Pico de Orizaba ou Citlaltépetl (do nahuatl citlalli = estrela, e tepetl = montanha) localiza-se no México e é a montanha mais alta deste país, a terceira na América do Norte e o terceiro vulcão mais alto no hemisfério Ocidental. Localiza-se no extremo oriental do complexo montanhoso do Eje Volcánico Tranversal na fronteira entre os estados de Veracruz e Puebla. Atualmente encontra-se inativo mas não está extinto, tendo as últimas erupções ocorrido em 1687 e anteriormente em 1630, 1613, 1569, 1566, 1545 e 1537.

A cidade de Orizaba encontra-se no sopé deste vulcão. Próxima do Pico de Orizaba fica a Sierra Negra. Este vulcão foi importante para as culturas Azteca e Totonaca. O pico e os terrenos circundantes são parte de um parque nacional. É possível subir até ao topo do pico, já que existem caminhos de aproximação e escalada.

Com 5610 metros de altitude, é um dos sete cumes vulcânicos pois é o mais alto vulcão da América do Norte. A sua proeminência topográfica é de 4922 metros e seu isolamento topográfico é de 2690 km.

Referências