Pimenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pimenta vermelha)
 Nota: Este artigo é sobre a pimenta como especiaria. Para outros significados, veja Pimenta (desambiguação).
Malagueta ou piripíri[1]

Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, seus frutos e condimentos deles obtidos, de sabor geralmente picante. Porém, este termo tem acepções diferentes nos vários países lusófonos.

No Brasil, o termo refere-se tanto às espécies de Capsicum como as de Piper. Já o termo pimento ou pimentão é utilizado para as variedades doces de Capsicum annuum, também designadas como pimentas-doces. As variedades de Piper nigrum são designadas por pimenta-do-reino. O termo malagueta ou pimenta-malagueta é usado para variedades de Capsicum frutescens.

Em Portugal, o termo é aplicado sobretudo para o género piper e para condimentos obtidos a partir de Capsicum, como a pimenta-caiena. Para as plantas do género Capsicum se usam pimento, malagueta ou piripíri; o primeiro é mais usado para as variedades doces de Capsicum annuum e os últimos para as variedades picantes; o termo piripíri refere-se geralmente a Capsicum frutescens.

Embora haja diversas espécies de pimentas provindas do continente africano, foram os europeus que incluíram em sua culinária a pimenta e deram inicio a domesticação de sua cultivação.

Em Moçambique as variedades de Piper são chamadas pimenta-redonda; piripíri refere-se aos frutos pequenos de Capsicum frutescens, e malagueta às variedades de tamanho maior; em Angola, o termo preferido é jindungo.

Além das referidas acima, existem várias outras plantas que, embora não sejam usadas como especiarias, são também chamadas de pimentas.

A Pimenta síria é uma mistura de especiarias que inclui as pimentas do reino e da jamaica.

Propriedades botânicas[editar | editar código-fonte]

Os componentes mais característicos encontrados exclusivamente nas pimentas são alcaloides, responsáveis pela ardência que produzem quando entram em contato com a superfície da boca e das mucosas.

Principais espécies por gênero[editar | editar código-fonte]

Piper[editar | editar código-fonte]

Capsicum[editar | editar código-fonte]

Pimenta[editar | editar código-fonte]

Outros gêneros[editar | editar código-fonte]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa', 2008-2013: "piripíri".
  2. Guinness World Records Hottest chili (a pimenta mais ardida). Visitado em 27 de junho de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete pimenta.