Torre de Val-Boim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pomar de Vale de Boim)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
IIP
Aberto ao público
Site IGESPAR72306

A Torre de Val-Boim, também chamada de Torre de Vale Aboim ou de Pomar de Vale de Boim, no Alentejo, localiza-se na Freguesia e Concelho de Portel, Distrito de Évora, em Portugal.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que foi erguida em alguma data entre o século XIV e o século XV, funcionando como um elo de comunicação entre o Castelo de Portel e Vera Cruz. Alguns autores pretendem mais, que teria se constituído em uma pequena mansão senhorial.

Considerada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n° 162 de 18 de Julho de 1957,[1] atualmente encontra-se em mãos de particulares (Herdade de Val-Boim), restando ainda de pé três das quatro paredes originais, sériamente ameaçadas de ruína.

Características[editar | editar código-fonte]

Típica torre medieval, apresenta planta no formato quadrado, em alvenaria de pedra, com quatro pavimentos, nos quais se rasgam janelas retangulares.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]