Castelo da Lousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo da Lousa
Vista do cimo do castelo em 2001, antes de submergido.
Construção (Séculos II e I a.C.)
Estilo Arquitetura militar romana
Conservação Submerso
Homologação
(IGESPAR)
MN
(DL Dec. nº 251/70, DG 129 de 3 de junho de 1970)
Aberto ao público Não
Site IHRU, SIPA1200
Site IGESPAR70526

O chamado Castelo da Lousa, também referido como Castelo Romano da Lousa, localiza-se na Herdade do Montinho, freguesia de Luz, município de Mourão, distrito de Évora, em Portugal.[1]

O Castelo da Lousa está classificado como Monumento Nacional desde 1970.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Erguido no alto de uma escarpa em posição dominante sobre o rio Guadiana, cuja travessia vigiava, na realidade trata-se de uma fortificação romana de pequenas dimensões, de planta retangular, em aparelho de xisto, material abundante na região. Este sítio arqueológico, testemunho da Invasão romana da Península Ibérica, foi datado entre o século II a.C. e o século I a.C..

Classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 3 de Junho de 1970, a área foi submersa pelo lago formado com a construção e operação da Barragem do Alqueva, que gera energia hidroelétrica para a região do Alentejo. Esta classificação deve-se ao levantamento arqueológico feito pelo médico dentista Joaquim Bação Leal e ao tenente-coronel Afonso do Paço, um dos maiores impulsionadores da área na época.

A conclusão deste levantamento que culminou na classificação do Castelo da Lousa como Monumento Nacional foi posterior à morte de Afonso do Paço, e deve-se, em grande parte, a Joaquim Bação Leal que conseguiu financiamento para a campanha de levantamento através da Fundação Calouste Gulbenkian e da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Com a assinatura de protocolo entre a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) e o Instituto Português de Arqueologia (IPA) e, a permissão dos herdeiros de José Rico Godinho Apóstolo, a 4 de Junho de 1997 foram mobilizadas dezassete grupos constituídos por arqueólogos, técnicos e estudantes, que procederam estudos e escavações na área a ser inundada, tendo sido identificados mais de duzentos sítios arqueológicos, periodizados entre o Paleolítico e as Idade Média e Moderna.

Uma das ações desenvolvidas foi um levantamento arqueológico-topográfico atualizado dos vestígios da fortificação romana, optando-se por preservá-los para as futuras gerações. Essa tarefa foi empreendida através do envolvimento dos vestígios com sacos de areia, cobertos por sua vez com uma pasta especial de cimento, visando evitar o desgaste provocado pelas águas.

Complementarmente, entre 1998 e 2003, a antiga Aldeia da Luz, foi evacuada, tendo os seus moradores sido reassentados em uma nova povoação, em cota mais elevada, em torno de uma nova igreja para a padroeira, Nossa Senhora da Luz, do novo cemitério (que recebeu os despojos do anterior), e de um museu dedicado aos testemunhos da ocupação da região.

O projeto de reassentamento sob o título de Cemitério, Igreja de Nossa Senhora da Luz e Museu da Luz, de autoria dos arquitetos Pedro Pacheco e Marie Clément, recebeu o Prêmio Internacional Architetura em Pedra -2005

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo da Lousa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]